Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DE JOGO

Dólar prejudica Globo, e SporTV vai ficar mais quatro anos sem Libertadores

CESAR GRECO/PALMEIRAS

Raphael Veiga comemora gol na final da Libertadores contra o Flamengo com a camisa verde do Palmeiras

Raphael Veiga do Palmeiras; Globo deixa disputa por TV paga e streaming da Libertadores

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2022 - 16h22
Atualizado em 28/4/2022 - 16h24

A Globo está fora da disputa pelos direitos da Libertadores na TV por assinatura e no streaming. O grupo de mídia brasileiro não conseguiu competir com as gigantes do mercado mundial. O dólar, cotado em quase R$ 5, prejudicou os planos iniciais. ESPN, Amazon e Paramount Global seguem na briga.

Com isso, o SporTV ficará mais quatro anos sem a principal competição de clubes do continente --até o fim de 2026. Na TV aberta, a Globo briga para recuperar as partidas que foram para o SBT, que exibe a competição desde 2020. O resultado da licitação sairá até 6 de maio. A nova rodada de negociações aceitará propostas até esta sexta (29), às 19h.

A informação de que a Conmebol iniciou o segundo round da licitação da Libertadores foi publicada inicialmente pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, e confirmada pelo Notícias da TV. Além da Globo na TV paga, a WarnerMedia, dona da TNT Sports, também foi descartada. O mesmo ocorreu com a proposta conjunta de Claro e Sky, que fazem a Conmebol TV, pay-per-view disponível apenas nas duas operadoras.

Segundo apurou a coluna, a Globo fez a proposta mais baixa das plataformas pagas que entraram na disputa. O conglomerado comandado pela família Marinho tem a TV aberta como sua prioridade neste momento. A própria direção da Globo interpretou desde o início que era difícil competir com as multinacionais, que têm valores em dólar no caixa.

Para TV aberta, existe apreensão. O SBT superou a expectativa da própria Globo e, agora, é visto como um player que dá bom tratamento para a competição. Hoje, a briga está indefinida, por isso, a Conmebol optou por novo round para turbinar as propostas financeiras e de plano de negócio.

No caso do SporTV, a própria saída do canal pago pode ser um trunfo da Globo na TV aberta, na visão de fontes ouvidas dentro da emissora. Como ocorreu com a final de 2019 da competição. Naquela ocasião, o canal pago fez uma grande cobertura jornalística de pré-jogo e fez propaganda para que o público visse a partida na TV aberta em vez de no Fox Sports.

A briga de gigantes da Libertadores

Gigantes multinacionais, ESPN, Amazon e Paramount brigam por dois pacotes de partidas. O principal da Libertadores dá direito à escolha prioritária de partidas, à exibição exclusiva da final em TV fechada e também à Recopa. A Disney é dona do pacote número um da Libertadores atualmente, e conseguiu em 2021 as maiores audiências da TV paga com a competição.

Já a Amazon deseja ampliar seu cardápio esportivo, que já conta com a Copa do Brasil. No caso da Paramount, é a primeira incursão no futebol ao vivo no mercado local. A dona da marca MTV é o azarão da disputa e surpreendeu ao enviar seus planos, conforme informou em primeira mão o Notícias da TV na semana passada.

Em outros mercados, a Paramount tem pagado caro por direitos para exibir futebol ao vivo. Na América Central, são mostradas partidas da Premier League, a mais importante do mundo. Nos Estados Unidos, o Brasileirão faz parte do portfólio da empresa. 

Vale ressaltar que quem vence a licitação não pode sublicenciar os direitos para outros grupos de mídia. Ou seja, se a Amazon vencer e quiser revendê-los para a Globo, não poderá por força de contrato. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.