Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UM NOVO TEMPO

Pandemia faz Globo reformular vinheta de fim de ano sem abraço de verdade

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Poliana Abritta durante gravação da vinheta de fim de ano da Globo

Poliana Abritta durante gravação da vinheta de fim de ano da Globo; abraço virtual com uso da tecnologia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2020 - 23h11

A pandemia do coronavírus fez a Globo reformular sua vinheta de fim de ano. Neste ano, os artistas da casa não se aglomeraram em uma grande festa como era de costume. Graças ao uso da tecnologia, a emissora aderiu ao abraço virtual para passar a mensagem de que um novo tempo, ou melhor, um novo normal chegou. A versão final do vídeo foi exibida no intervalo de A Força do Querer (2017) nesta terça-feira (1º).

A estreia da vinheta em tempos de pandemia foi marcada por uma introdução de William Bonner. Ao finalizar o Jornal Nacional, o jornalista anunciou aos telespectadores o que estava por vir.

"Estou lembrando de quando eu era criança, e faz tempo, que nesta época do ano a gente ouvia aquela música do 'hoje é um novo dia de um novo tempo', etc e tal. Muita gente deve estar se perguntando como é que vai ser a mensagem de fim de ano de Natal neste ano com Covid-19 e pandemia? A Globo deu um jeito. Você vai saber como agora com o encerramento do Jornal Nacional", avisou.

Então, foi exibido um vídeo de três minutos de duração com os bastidores da gravação. Para conseguir a vinheta, o elenco da casa trabalhou seguindo as restrições impostas pela pandemia: separadamente, com medição de temperatura e testes de Covid-19. Foram mais de cem gravações remotas e presenciais.

Animações, telões, stop-motion, marionetes com bonecos de massinha e colagens foram usados para dar movimento e reunir todos na mensagem. "A dificuldade traz isso: a nossa capacidade de se reinventar", destacou Renata Vasconcellos.

"A novidade foi estar sozinha. Estou olhando para o Cauã [Reymond] de um lado e para a Ana Furtado de outro e não estou vendo os outros", comentou Fátima Bernardes. "Nunca me senti tão feliz abraçando dois bonecos na minha vida", opinou a mulher de J.B. Oliveira, o Boninho.

Na gravação, Paulo Vieira foi o único a assumir que ficou com vontade de tietar os colegas da emissora. "Eu esperava mesmo dessa coisa de fim de ano era tirar muita foto com famoso. Garantir a minha foto com William Bonner", divertiu-se. "Depois que tudo isso passar, a gente vai valorizar mais do que nunca o famoso abraço", finalizou Patrícia Poeta.

Sinta-se abraçado

A vinheta de fim de ano com o tema Quando O Novo Tempo Chegar, Abrace estreou no primeiro intervalo de A Força do Querer (2017). Com quase dois minutos de duração, o clipe tem locução de Regina Casé, intérprete de Lurdes em Amor de Mãe. A atriz é a responsável pela narração da canção Um Novo Tempo.

"A campanha de fim de ano da TV Globo é uma espécie de trilha sonora do balanço pessoal que todos nós fazemos quando chega dezembro. Este ano estamos mais reflexivos e esperançosos do que nunca. Com isso, a campanha de fim de ano ganha significado ainda mais especial. A versão deste ano foi totalmente adaptada para o atual momento", explicou Amauri Soares, diretor do canal, em comunicado oficial.

O abraço virtual usado pela Globo, na verdade, traz uma simbologia para o atual momento: é um convite para o telespectador em tempos de pandemia.

"Abraçar sintetiza muitos desejos dos brasileiros nesse momento --mesmo que, por enquanto, muitos abraços ainda dependam da imaginação ou de técnicas de animação, como na Mensagem da TV Globo deste ano. Abraço é resposta ao desejo do encontro, do toque, sinônimo de alegria, de amor, de esperança. E falar sobre tudo isso, pensar em um novo tempo, nunca foi tão necessário", observou Sergio Valente, diretor de Marca & Comunicação da Globo.

"Vamos juntos construir um futuro com a esperança de dias melhores, em que poderemos nos encontrar novamente, olhar nos olhos e dar um abraço demorado em quem a gente ama. Essa é a caminhada que queremos construir com os brasileiros, a partir da Mensagem de Fim de Ano. Um convite para que as pessoas abracem, imaginação, a criatividade e o talento, junto com a gente", finalizou.

Veja a vinheta de fim de ano da Globo: 

Confira bastidores da gravação da vinheta de fim de ano: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.