Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Na geladeira, Fernanda Gentil vira exceção na Globo e tenta a sorte no YouTube

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Fernanda Gentil no Se Joga em 2021

Fernanda Gentil no fracassado Se Joga: sem projetos, apresentadora é liberada para o YouTube

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2023 - 7h00

Fernanda Gentil vai lançar um canal no YouTube nos próximos dias. O projeto é sua principal aposta na carreira para 2023, mas ela segue contratada (e na geladeira) da Globo. Por não ter projetos previstos para a apresentadora este ano, a direção abriu uma exceção para liberá-la.

O canal, criado no ano passado, vem sendo abastecido há cerca de um mês com vídeos que postados no Instagram de Fernanda, que conta com 6,7 milhões de seguidores. O lançamento oficial e a publicação de conteúdo próprio para a plataforma ainda não tem uma data, mas deve acontecer nas próximas semanas.

Procurada desde o último dia 13 pelo Notícias da TV por telefone, WhatsApp e e-mail, Fernanda Gentil não respondeu as tentativas de contato para comentar o novo projeto. A Globo também não respondeu sobre a liberação dada à apresentadora. Caso se pronunciem, a reportagem será atualizada. 

Segundo apurou a coluna, Fernanda Gentil assinou com a Play9, produtora e agência de influenciadores digitais comandada por João Pedro Paes Leme, ex-executivo de esportes da Globo, e Felipe Neto. A empresa já vende o canal de Fernanda no mercado para possíveis ações que possam ser feitas com ela no YouTube.

Além de Paes Leme e Neto, Fernanda vai trabalhar com a sua esposa. Priscila Montandon tem um cargo de diretora de contas que têm grande relevância para a empresa. A Play9 cuida de projetos como o Quem Pode, Pod, videocast com Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, por exemplo.

Para atuar no YouTube, Fernanda precisou negociar com a Globo. Pela prática da empresa, quem tem contrato fixo não pode atuar em projetos fora das plataformas do grupo.

Marcos Mion, quando assinou com a emissora, deixou de atuar em seu canal no YouTube e saiu da Netflix. Já André Hernan, um dos principais repórteres esportivos da Globo até o ano passado, só criou seu projeto no YouTube após deixar a empresa. 

No caso de Fernanda, a Globo liberou por que não existem projetos para ela a médio prazo. A direção entende que seria injusto prendê-la. Ao mesmo tempo, já existem outros exemplos na empresa de profissionais que têm o chamado contrato por obra com a Globo, mas tocam projetos no YouTube. É o caso de Paola Carosella e Gabriela Prioli, recém-chegadas para atuar na empresa. 

Fernanda Gentil: sem programa desde 2021

Fernanda Gentil renovou seu contrato no fim de 2021 por longo prazo. A coluna apurou que o vínculo na época tinha validade de três anos --o que lhe assegura na emissora até 2024. Na época, ela estava em alta. O que não é o caso agora. 

Ela começou no SporTV como apresentadora do programa É Gol, entre 2009 e 2011. Em 2012, virou âncora do bloco esportivo do Jornal da Globo. Fez ainda o Globo Esporte e o Esporte Espetacular entre 2013 e 2018. Depois, foi para o Entretenimento e comandou o Se Joga (2019-2021), que substituiu o extinto Vídeo Show (1983-2019), junto com Erico Brás e Fabiana Karla.

O programa foi tão mal que nunca conseguiu ganhar do quadro A Hora da Venenosa, da Record. O Se Joga saiu do ar no auge da pandemia de Covid-19 e retornou, reformulado, só nas tardes de sábado. Em agosto de 2021, o programa foi cancelado de vez para que ela pudesse gravar o Zig Zag Arena, game show nas tardes de domingo.

Uma mistura de jogos da infância com transmissão de futebol, o programa foi tão rejeitado que teve sete episódios jogados fora, e sua temporada foi encerrada um mês e meio antes do previsto. Na audiência, a atração chegou a ficar em quarto lugar em São Paulo durante alguns momentos.

Suas últimas aparições na Globo foram um quadro especial de Copa do Mundo no Mais Você, que só saiu do papel por conta de patrocinadores que aceitaram bancar. Ela também fez uma ponta na novela das sete Cara e Coragem (2022) e no quadro Toque de Caixa, do Caldeirão com Mion. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.