Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVOS TEMPOS

Globo recicla Réveillon de Copacabana e muda produção do Show da Virada

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Isa no The Voice Brasil

Iza no The Voice Brasil: cantora estará no Réveillon do Rio, que será exibido pela Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/12/2022 - 16h55

Pela primeira vez na história, a Globo fará o Show da Virada ao vivo, mas ao mesmo tempo vai economizar muito dinheiro. O programa especial de Ano-novo vai exibir as apresentações do Réveillon de Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, no próximo dia 31, a partir das 22h30. A cantora Iza e os sambistas Alexandre Pires e Zeca Pagodinho são as atrações principais.

A Globo ainda não definiu quem vai apresentar o Show da Virada. Até então, a emissora sempre convidava cantores e produzia um show próprio e inédito para o público. Assim foi, pelo menos, até 2019. Em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19, reprises e exibição de clipes musicais foram colocadas no ar expecpionalmente.

O Notícias da TV apurou que chegou a se ter uma discussão para retomar o formato clássico neste ano, mas a direção optou por transmitir e apoiar o Réveillon do Rio de Janeiro por questões de custos. É mais barato transmitir ao vivo os shows que vão acontecer. Ao mesmo tempo, o programa fica "mais quente" e sem ser "tão gelado" ou artificial. 

Os artistas já foram avisados da transmissão ao vivo. Eles devem interagir e falar sobre a exibição durante as apresentações. Essa será uma das táticas  da emissora para deixar a transmissão mais animada para quem assistirá pela TV. A Globo também oferece ao mercado cotas de publicidade para a atração.

O Show da Virada está no ar desde 1998 e foi criado para suceder o Réveillon do Faustão, que era um ícone nos anos 1990 na Globo. No início, o programa intercalava flashes jornalísticos com quadros realizados pelo elenco da emissora. De 1990 para 2000, por exemplo, Galvão Bueno comandou a festa.

Entre 2001 e 2019, a Globo produziu musicais com a apresentação de diversas atrações nacionais em apresentações gravadas especialmente para comemorar a data da virada de ano. Em 2016, a atração passou a ser gravada em diferentes capitais do país.

Em 2019, porém, por causa de problemas na estrutura, a Globo voltou a gravar o show em seus estúdios. Na última edição realizada nesse formato, foram convidados Ivete Sangalo, Iza, Wesley Safadão, Luan Santana, Jota Quest e Dilsinho --eles também realizaram duetos inéditos, que chegaram a virar clipes de sucesso no YouTube. 

A Globo vem cortando custos há anos. Veja vídeo sobre cortes na emissora:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.