Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLÁUDIO BESSERMAN VIANA

Meu Amigo Bussunda: Qual a origem do apelido de astro do Casseta & Planeta?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O humorista Bussunda como o personagem Ronaldo Fofômeno em esquete do Casseta & Planeta

Bussunda como o personagem Ronaldo Fofômeno em esquete do Casseta & Planeta

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2021 - 12h19

Astro do Casseta & Planeta, Cláudio Besserman Viana (1962-2006) ganhou o apelido Bussunda em uma estranha mistura de seu sobrenome Besserman com o nome Sujismundo --personagem de animação brasileira de uma propaganda militar para incentivar a população a tomar banho. 

Nesta quinta (17), estreia o documentário Meu Amigo Bussunda no Globoplay. Na produção exclusiva da plataforma de streaming da Globo, amigos contam a história do curioso apelido, que nasceu durante a colônia de férias judaica Kinderland, na Sacra Família do Tinguá, no Rio de Janeiro.

O humorista frequentou Kinderland durante toda a sua adolescência e foi lá que conheceu alguns de seus maiores parceiros de vida e colegas de trabalho, como Claudio Manoel --idealizador do documentário--, Marcelo Madureira, a bailarina Deborah Colker e até a atriz Deborah Bloch.

A série de quatro capítulos resgatou várias imagens de arquivo de alguns verões dentro da colônia de férias, e um bem jovem Cláudio Besserman Viana  aparece jogando bola e se divertindo em alguns vídeos antigos.

Madureira explica no documentário que as pessoas não tomavam banho naquela época, e o governo precisou criar uma campanha publicitária de incentivo à higiene pessoal. O quadrinista Ruy Perotti Barbosa (1937-2005) criou o Sujismundo, um brasileiro feito em desenho animado para estrelar a campanha "povo desenvolvido é povo limpo", da Ditadura Militar (1964-1985).

Duas versões

Com hábitos pouco higiênicos, Bussunda foi comparado ao personagem. "Toda colônia ele queria bater o recorde de quantos dias conseguia ficar sem  tomar banho", relembra o Casseta & Planeta. "Mas ele alegava em defesa que a piscina era suficiente, porque ele ficava o dia todo na piscina", completa Manoel.

Os amigos também contam que as variações com o nome Besserman foram misturadas com Sujismundo (Bessermundo, Besserminha, Besser Imundo) e de alguma forma o resultado parou em Bussunda. 

Em contrapartida, em uma entrevista, o humorista disse que o apelido era a junção das duas coisas que eles mais gostava, mas sem revelar quais eram.

Bussunda morreu aos 43 anos vítima de um infarto em 17 de junho de 2006. O humorista do Casseta & Planeta acompanhava a Copa do Mundo na Alemanha em Vaterstetten (a 16 quilômetros de Munique) e não resistiu a uma parada cardíaca.

Meu Amigo Bussunda

Projeto idealizado e produzido por Claudio Manoel, amigo e colega de elenco no Casseta & Planeta, Meu Amigo Bussunda estreia nesta quinta-feira (17) no Globoplay. A data foi escolhida especificamente por marcar os 15 anos da morte de Cláudio Besserman Vianna, e a série conta com depoimentos de familiares, amigos e conhecidos do comediante.

A direção-geral dos três primeiros capítulos é de Manoel, que dividiu roteiro e direção com Micael Langer; o quarto e último é dirigido por Júlia Besserman, filha de Bussunda. A produção é assinada por Emoções Baratas e Kromaki. 

A produção narra a história de vida de Bussunda de forma cronológica, com imagens inéditas e de arquivo, entrevistas com parentes, amigos, colegas e os integrantes do elenco original do Casseta & Planeta: Claudio Manoel, Hubert Aranha, Reinaldo Figueiredo, Marcelo Madureira, Helio de La Peña e Beto Silva.

O documentário também reflete sobre a filosofia de vida seguida por Bussunda, com comediantes da geração atual como convidados para debater 
o politicamente incorreto. Além deles, Vera Fischer, Maria Paula, Zico e Débora Bloch estão entre os entrevistados.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.