Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAU GOSTO

Ana Maria Braga cria show de horrores com yellowface de funcionário no Mais Você

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Um funcionário identificado apenas como William fantasiado de samurai no programa Mais Você, da Globo, nesta quinta-feira (17)

O funcionário William fantasiado de samurai durante o Mais Você desta quinta (17)

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2021 - 10h41
Atualizado em 17/6/2021 - 11h27

Na véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil, Ana Maria Braga achou de bom tom um funcionário do Mais Você fazer yellowface para homenagear a repórter Juliane Massaoka, descendente de japoneses. No programa desta quinta-feira (17), um homem branco da equipe surgiu fantasiado de samurai e falou de forma estereotipada em um show de horrores ao vivo.

Juliane havia feito uma entrada ao vivo no telão do Mais Você diretamente de uma loja de utensílios japoneses na Liberdade, no centro de São Paulo. Em uma intervenção, Ana Maria avisou que tinha uma surpresa para a repórter.  

"Inclusive, antes de você começar aí, eu quero te fazer uma homenagem. Cadê meu samurai predileto?", chamou a apresentadora. "Eu quero te fazer uma homenagem e é pra você. Eu tenho um samurai aqui, vestido adequadamente pra combinar com você. E fala como [japonês] é uma coisa fantástica. Fala como samurai, não é?", perguntou a titular do matinal.

Identificado apenas como William, um homem branco vestido com um kimono, assim como a repórter, e com o rosto maquiado, imitando um samurai de verdade surgiu na frente das câmeras. 

"Bom dia, Ana 'Malia Blaga', tudo bom?", perguntou ele, fazendo graça ao trocar a letra R pela letra L, como se fosse a forma como os japoneses falam português. Além de ofensiva, a fala é ignorante, já que o L nem existe no alfabeto japonês. A loira repetiu o "bom dia, Ana Malia" e deu risada da brincadeira. 

"Bom dia, Zu, tudo bom? Saudade. Saudade de você, Zu, tá na minha tela. Liberdade?", perguntou William, trocando o 'J' pelo 'Z'. "Maravilhoso. O bom é que o William é pau pra toda obra, ele funciona de japonês, de italiano. Qualquer imigração que ele for falar ele tá por dentro, tá a caráter", reagiu a jornalista, um pouco desconfortável.

Juliane Massaoka, Ana Maria Braga e William

O termo yellowface (do inglês, que significa cara amarela em português) é uma forma de maquiagem teatral usada por artistas brancos para representar uma pessoa com etnia Leste Asiática ou Neo Oriental semelhante à prática de blackface com afro-descendentes. Assim como o blackface, é considerada uma prática racista.

Confira o momento:

Nas redes sociais, telespectadores e internautas não gostaram da "homenagem". "Que vergonha alheia. Ana Maria Braga querendo homenagear a comunidade japonesa no Brasil e coloca um cara aleatório caracterizado de kimono e falando de forma pejorativa imitando japoneses", criticou Lah Rosa. 

"Ana Maria Braga vai fazer um programa falando sobre a cultura japonesa no Brasil e me leva um homem, não amarelo, vestido de samurai e falando de maneira totalmente estereotipada... Quando esse povo vai aprender?", questionou Maria Gadelha.

Veja a repercussão: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.