VAI BATER DILMA x AÉCIO?
FOTOS: JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estarão em debate nesta sexta-feira (28)
O último debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 acontece nesta sexta (28), a partir das 21h30 (horário de Brasília), na Globo. O encontro na líder de audiência, que tem como tradição promover o último embate entre os candidatos na TV, é considerado importante pelos políticos para atrair votos de indecisos às vésperas do pleito.
Em 2018, não aconteceu o debate do segundo turno na Globo. Naquele ano, Jair Bolsonaro, então candidato do PSL, alegou que não participaria de embates contra Fernando Haddad (PT) pelo desconforto causado pela bolsa de colostomia, que ele havia colocado depois de ter levado uma facada em setembro daquele ano.
Com a ausência do candidato, que viria a vencer as eleições daquele ano, a Globo optou por seguir sua programação normal na noite de sexta pré-eleição, em 26 de outubro. Naquele dia, a novela das nove era Segundo Sol (2018), que marcou 37,4 pontos, enquanto o Globo Repórter passou na sequência e fechou com média de 24,3 --os dados são da Grande São Paulo.
Ao contrário do que aconteceu com Record e SBT neste ano, que entrevistaram Bolsonaro após Lula não ter comparecido aos respectivos debates, a líder de audiência não sabatinou Fernando Haddad sozinho em seus estúdios há quatro anos.
"Na reunião de elaboração das regras do evento, foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas", alegou a emissora, em nota lida no Jornal Nacional, na ocasião.
Aécio e Dilma no debate da Globo em 2014
Já em 2014, último ano em que o PT (Partido dos Trabalhadores) teve como principal rival o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) nas eleições presidenciais, o embate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves marcou uma audiência digna de novela das nove.
Transmitido em 24 de outubro daquele ano, o debate de 2014 registrou 31,2 pontos de média na Grande São Paulo, o que representou um crescimento de 40% em relação ao que os programas da faixa rendiam à Globo às sextas. Metade dos televisores ligados naquela noite sintonizaram na emissora para ver o confronto.
O duelo de ideias entre Lula e Bolsonaro nesta noite pode terminar como o programa mais visto do dia na TV, algo que não aconteceu em 2014, quando Império (2014) anotou 34,4 e ficou no topo do ranking.
Atual novela das nove, Travessia está em má fase de ibope. Em suas duas primeiras sextas, o folhetim não conseguiu passar dos 23 pontos em São Paulo, principal mercado do país. Hoje, a trama de Gloria Perez vai ao ar das 20h50 às 21h30 e pode ter seus índices turbinados pela espera do público interessado em assistir ao debate eleitoral.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.