Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VELÓRIO NO RIO

'Estava indignado com afastamento da Record', diz amiga de Paulo Henrique Amorim

ANA CORA LIMA/NOTÍCIAS DA TV

Velório do jornalista Paulo Henrique Amorim acontece nesta quinta-feira (11); corpo será sepultado à tarde - ANA CORA LIMA/NOTÍCIAS DA TV

Velório do jornalista Paulo Henrique Amorim acontece nesta quinta-feira (11); corpo será sepultado à tarde

ANA CORA LIMA

Publicado em 11/7/2019 - 10h15
Atualizado em 11/7/2019 - 15h30

Amiga de Paulo Henrique Amorim, a historiadora Rosa Maria Araújo revelou que o jornalista não ficou satisfeito ao ser tirado pela Record da apresentação do Domingo Espetacular --desde 30 de junho, ele não aparecia mais na emissora. "Paulo estava indignado com o afastamento da Record", contou ela durante o velório do profissional na manhã desta quinta (11).

Rosa Maria esteve com o jornalista no último jantar dele. "Ele nao se queixou de nenhuma dor nem de qualquer incômodo físico durante o jantar, mas contou tudo sobre a decisão da emissora. Ele nao tinha sido demitido, mas não aceitou o afastamento", revelou a historiadora.

"Foi um jantar muito agradável e logo depois de o deixarmos em casa, por volta das 23h15, a Geórgia [Pinheiro, viúva] ligou me pedindo ajuda. Paulo estava desacordado no banheiro. Sofreu o infarto escovando os dentes", lembrou ela.

O velório do jornalista Paulo Henrique Amorim, que morreu na madrugada desta quarta-feira (10), aos 76 anos, acontece hoje (11), no salão do 9º andar da sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público e começará às 15h. Já o sepultamento será fechado para familiares e amigos, às 17h, no Cemitério e Crematório da Penitência, no bairro do Caju.

A família do ex-apresentador do Domingo Espetacular chegou ao local por volta de 9h, mesmo horário em que amigos e fãs também começaram a ocupar a ABI.

Maria Amorim, única filha do jornalista, chora abraçada à viúva, Geórgia (Ana Cora Lima/Notícias da TV)

A irmã caçula do jornalista, Marília Amorim, viajou de Paris para o Brasil para participar da cerimônia de despedida e chorou ao ver o caixão. "Foi um susto total", disse, emocionada.

Marília ainda disse que o infarto foi causado pelos últimos acontecimentos em sua carreira. "Ele me disse que aguentaria o tranco, mas não aguentou. O meu irmão era muito íntegro, corajoso e se posicionava quando tinha que se posicionar. Não foi a primeira vez que ele sofreu pressão política".

A irmã relembrou quando Paulo Henrique Amorim foi demitido da Band por pressão do então presidente, Fernando Henrique Cardoso. "Ele não abria mão dos embates, de suas ideias e no que ele acreditava que precisava ser dito, era muito corajoso", finalizou Marília.

A única filha de Paulo Henrique, Maria Amorim, também viajou dos Estados Unidos até o Rio de Janeiro para se despedir do pai. Assim que chegou à ABI, aos prantos, ela foi consolar a viúva, Geórgia Pinheiro.

Amorim foi vítima de infarto. De acordo com a Record, última emissora do jornalista, ele teve um mal súbito após chegar em sua casa em Ipanema, na capital carioca.  

ANA CORA LIMA/NOTÍCIAS DA TV

Viúva de Paulo Henrique Amorim, Geórgia Pinheiro (de óculos, ao centro), é consolada

O enteado de Amorim disse que tudo aconteceu muito rápido, e revelou que sua mãe, Geórgia Pinheiro, está tomando calmantes. "Estive com ele na segunda-feira e ele estava bem. Não se queixava de nada", contou João Pinheiro.

Ele jantou com a mulher e amigos horas antes. Segundo Geórgia, não houve tempo para esperar atendimento médico. Afastado desde o mês passado de suas atividades na emissora, Amorim foi para a Record TV em 2003.

Apresentadora do Esporte Fantástico, Mylena Ciribelli foi uma das poucas contratadas da Record a passar pelo velório. "Estou muito emocionada, mexida com a morte do Paulo, que há duas semanas estava trabalhando comigo normalmente na emissora. Não sei realmente o que aconteceu nem como ele estava nos últimos dias. Trabalhmos juntos em grandes coberturas. Sempre foi um companheiro muito querido, um grande parceiro", lamentou a jornalista.

ana cora lima/notícias da tv

Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico, presta homenagem a Paulo Henrique


Trajetória de Paulo Henrique Amorim

Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional. Em 1996, deixou a emissora carioca e foi para a Band, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado.

Após uma passagem pela TV Cultura, Amorim chegou à Record, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, esteve à frente do programa Tudo a Ver. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular.

Afastado por motivos políticos

No mês passado, Notícias da TV informou em primeira mão que Paulo Henrique Amorim foi afastado da apresentação do Domingo Espetacular, da Record, após 14 anos ininterruptos. O motivo seria por pressão política. Amorim era esquerdista e alimentava seu blog pessoal Conversa Afiada, em que alfinetava frequentemente o movimento de direita. 

Na época, a Record confirmou a informação. "Paulo Henrique Amorim deixa o programa e permanece na emissora à disposição para novos projetos", disse a emissora em nota oficial.

ana cora lima/notícias da tv

Funcionários posicionam coroas de flores no velório de Paulo Henrique Amorim

Nos últimos meses, ficaram fortes os rumores de que o jornalista teria sido demitido da Record por ser um ferrenho crítico do governo de Jair Bolsonaro (PSL), principalmente do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

No início de março, o repórter e apresentador do Jornal da Record Eduardo Ribeiro foi promovido para o Domingo Espetacular, o que aumentou os rumores de que Paulo Henrique Amorim seria afastado em algum momento.

Antes de Amorim, foi anunciada a saída de Janine Borba, em maio. Assim como Amorim, Janine estava no Domingo Espetacular desde 2006. Ela já foi deslocada para um novo projeto de boletins informativos do Jornal da Record.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.