Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDENÇÃO OU CILADA?

João Emanuel Carneiro tem prova de fogo após volta por cima em Todas as Flores

RAFAELA CASSIANO/TV GLOBO

João Emanuel Carneiro no evento de divulgação de Todas as Flores em frente a um paredão de flores

João Emanuel Carneiro no evento de divulgação de Todas as Flores; autor está na fila das 21h

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 11/11/2023 - 21h00

O retorno de João Emanuel Carneiro ao horário nobre da Globo tem sabor de redenção após Todas as Flores perder lugar para Travessia (2022) na TV aberta. Mas a "volta por cima" do autor será, na verdade, uma prova de fogo. Se Mania de Você (título provisório) patinar e demorar para arrebatar o público, a história tem tudo para trilhar o mesmo martírio da trama de Gloria Perez.

A novela que marcará o retorno do criador de Avenida Brasil (2012) à faixa das nove virá logo depois de Renascer, a grande aposta da Globo para 2024. O remake escrito por Bruno Luperi estreia com todas as pompas em janeiro, e a expectativa da emissora é altíssima por causa do sucesso de Pantanal (2022). Prova disso é que o neto de Benedito Ruy Barbosa ganhou 30 capítulos a mais do que seu folhetim anterior.

João Emanuel Carneiro tem tudo para enfrentar um cenário muito parecido com o que Gloria Perez se deparou em outubro de 2022. Pantanal havia virado um hit, como a emissora não via desde A Dona do Pedaço (2019), e até as redes sociais se renderam aos bordões de Juma (Alanis Guillen) e companhia. Travessia não conseguiu segurar o público que havia voltado à frente da TV, e a audiência do horário nobre desceu a ladeira.

Enquanto Brisa (Lucy Alves) comia o pão que o diabo amassou --na história e na audiência--, Todas as Flores virava assunto na roda de noveleiros. O carisma principalmente do trio de vilões Zoé (Regina Casé), Vanessa (Letícia Colin) e Humberto (Fabio Assunção) roubou as atenções, e comparações entre as duas histórias foram inevitáveis.

Renascer chegará com a responsabilidade de repetir o sucesso da estreia de Bruno Luperi como autor solo. A Globo não quis mexer em time que se mostrou vitorioso em 2022 e escalou o novelista para novamente reescrever uma história de seu avô. Se tudo correr como se espera e a história emplacar, João Emanuel Carneiro terá a mesma dura missão de manter o sarrafo da audiência lá em cima.

É possível afirmar, no entanto, que Gloria Perez tinha uma vantagem quando colocou seu folhetim no ar: a confiança. A última novela da autora no horário nobre havia sido um tremendo sucesso. A Força do Querer (2017) nadou de braçada, e o público mergulhou fundo com a sereia Rita (Isis Valverde) e se emocionou com a vida bandida de Bibi Perigosa (Juliana Paes).

Já Carneiro vem de um último trabalho problemático na TV aberta. Segundo Sol (2018) passou por uma crise antes mesmo da estreia. A escalação de elenco com atores majoritariamente brancos foi criticada, uma vez que a história se passava na Bahia, e o público torceu o nariz para a trama de Beto Falcão (Emilio Dantas), o cantor que fingiu estar morto para manter o sucesso.

Todas as Flores foi uma redenção para o autor. O lançamento no Globoplay, inicialmente encarado como um rebaixamento, serviu de propulsor para chegar com status de sucesso à TV aberta, na faixa das 22h, um ano após sua estreia no streaming. Agora a expectativa para a próxima obra de João Emanuel Carneiro é que a volta por cima não se transforme em uma cilada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.