Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FINAL FELIZ

Com censura na TV aberta, Todas as Flores foge de veto e tasca beijaço lésbico

FOTOS: REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Camila Alves segura o rosto de Amanda Mittz durante gravação de cena de beijo em Todas as Flores, novela do Globoplay

Gabriela (Camila Alves) beija Laura (Amanda Mittz) no capítulo 79 da novela Todas as Flores

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/5/2023 - 6h40

Todas as Flores chega aos últimos capítulos nesta semana, mas já adiantou o final feliz de Gabriela (Camila Alves) e Laura (Amanda Mittz). Na contramão do que aconteceu em Vai na Fé e na série Aruanas na Globo, tramas nas quais as cenas de beijos entre mulheres foram vetadas ou reduzidas recentemente, as coadjuvantes da saga escrita por João Emanuel Carneiro selam o amor das personagens com um beijaço de tirar o fôlego.

Curiosamente, a sequência não consta no texto do capítulo 79 entregue ao elenco da produção. Mas isso não quer dizer que foi escondida: há um trabalho cuidadoso nos bastidores com os deficientes visuais que fazem parte do elenco, como é o caso de Camila Alves.

O diálogo do final feliz do casal homoafetivo retrata a dificuldade de Gabriela em mudar sua maneira de se relacionar mesmo estando apaixonada. Toda a trajetória da funcionária da Rhodes é muito coerente: ela é uma defensora do amor livre. 

Porém, no desfecho, a perfumista mostra que aprendeu que é possível se abrir para viver um relacionamento monogâmico. Ela e Laura são alvo de um cupido para que essa reconciliação aconteça: Márcio (Cleber Tolini).

No folhetim, ele tinha um romance com Gabriela, mas os dois tomaram rumos diferentes justamente porque ele não aceitava ter um relacionamento aberto, como ela desejava.

Camila Alves e Amanda Mittz

Camila Alves contracena com Amanda Mittz

Márcio teve ciúme ao perceber o envolvimento de Gabriela e Laura, mas sabendo que as duas romperam e estão sofrendo afastadas uma da outra, o perfumista marca encontro com as duas no mesmo restaurante onde elas ficaram juntas pela primeira vez. Márcio não aparece no local. Gabriela se declara a Laura:

Queria aproveitar que a gente está aqui para dizer que  eu fiquei pensando muito na gente nos últimos dias. Eu me sinto disposta e aberta a me relacionar de uma forma diferente do que a que eu vinha me relacionando nos últimos tempos. Eu fico falando para todo mundo dessa coisa de liberdade. Mas eu não quero que a liberdade seja uma prisão que me impeça de ficar com quem eu amo.

Laura, por sua vez, revela que estava pronta para topar viver o amor livre antes de as duas personagens partirem para o beijo. A cena de Todas as Flores prova, de certa maneira, que a censura na Globo está na TV aberta.

Esse medo da rejeição ao conteúdo por parte dos telespectadores conservadores não é novidade. Em 2015, a emissora enfrentou uma avalanche de problemas com Babilônia, novela de autoria de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

À época, o beijo entre duas mulheres nos primeiros capítulos foi apontado como afronta a "moral e os bons costumes da família brasileira". Teresa e Estela, personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, foram tesouradas por causa da repercussão do beijo entre elas. 

Oito anos se passaram, mas o fantasma criado lá atrás ainda assombra os diretores da líder na TV aberta. As novelas vêm acompanhando o comportamento na sociedade brasileira há décadas, e o corte de um beijo entre pessoas do mesmo sexo representa como uma parcela da audiência é capaz de impor limites também na ficção.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Todas as Flores e outras novelas:


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.