RUMO À DESPEDIDA
Reprodução/TV Globo
Fausto Silva durante estreia do Domingão do Faustão em 1989; programa passou por mudanças
Com sua última temporada em exibição em 2021, o Domingão do Faustão completa 32 anos de sua estreia nesta sexta-feira (26). Desde 1989, o programa comandado por Fausto Silva passou por diversas mudanças e, hoje, lembra pouco o original, algo escancarado pelo investimento em formatos prontos e pouco inovadores.
Em seu último ano, o Domingão contará com a Superdança dos Famosos e, no segundo semestre, a última edição do Show dos Famosos. A competição de dança adapta o formato Strictly Dancing e foi amplamente explorada pela atração desde 2005, já tendo 17 temporadas exibidas, além das cinco edições do Dancinha dos Famosos, com artistas mirins.
Já o Show dos Famosos é baseado no espanhol Tu Cara Me Suena, que já teve outro programa bem semelhante no Brasil, o Esse Artista Sou Eu (2014), exibido pelo SBT três anos antes da estreia do quadro no Domingão do Faustão. Outros talent shows também ocuparam um horário considerável da atração, como o Circo do Faustão (2007-2008) e a Dança do Gelo (2006-2007), que teve três edições em um período de pouco mais de um ano.
A disputa de conhecimentos musicais entre artistas promovida pelo Ding Dong também não é novidade, tendo sido um tema bastante explorado por Silvio Santos no Qual É a Música? (1976-1991; 1999-2008) e em produções posteriores, como o Covernation (2005-2007) de Marcos Mion na MTV.
Entre as mudanças do programa ao longo de sua existência, destacam-se o horário e a duração do Domingão do Faustão. A estreia foi ao ar entre 14h55 e 18h55, por conta da exibição do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos. Curiosamente, a primeira saudação de Fausto Silva na atração foi uma referência ao piloto brasileiro que conseguiu o único pódio da carreira naquele dia: "Depois do [Maurício] Gugelmin, olha o que sobrou no plim plim!".
Em 1999, o programa chegou a ir ao ar entre 14h45 e 20h30. As mudanças de horário não são de hoje. Em entrevista à Folha de S.Paulo em março de 1999, Alberto Luchetti, então diretor-geral da atração, comentava sobre a sua primeira década: "O Domingão já teve duas, três, quatro e até seis horas de duração. Nossa média é de 200 minutos de duração por programa."
A presença ou não do futebol ou outros eventos na grade da emissora também já fez com que o programa chegasse a ser dividido em duas etapas, antecipado ou atrasado. Neste domingo (28), a previsão é de que o Domingão do Faustão vá ao ar entre as 18h05 e as 20h, com menos de duas horas de duração.
Se hoje as bailarinas do Faustão chamam a atenção e têm até fã-clube próprio, em suas primeiras edições o grupo de dançarinos do programa era formado por homens e mulheres dançando estilos musicais que fizeram sucesso nos anos 1980 e 1990. Relembre uma apresentação antiga:
O próprio apresentador teve algumas mudanças ao longo dos anos, especialmente em relação ao peso. Em agosto de 2009, ele passou por uma cirurgia bariátrica. Mais recentemente, por conta do tratamento de um edema linfático, Faustão perdeu 24 kg.
"Eu fiz um tratamento doido aí, tomei aquele negócio de cortisona e fui inchando. Pensei: 'Para onde eu vou, vou virar um balão?'. Depois eu descobri que estava com 26 quilos em líquido e tirei. Mas o último programa de janeiro foi gravado em outubro, aí o primeiro de fevereiro já foi gravado em 2021. Quando voltei ao ar, os caras: 'Que milagre é esse, porra?' Esse cara esvaziou?'. Eu acabei esquecendo de explicar aqui", contou o apresentador no programa do último domingo (21).
Em 26 de março de 1989, foi ao ar pela primeira vez o Domingão do Faustão. À época, Fausto Silva havia sido contratado pela Globo para preencher o espaço deixado por Gugu Liberato (1959-2019), que chegou a assinar contrato e gravar um piloto na emissora antes de desistir e voltar para o SBT a pedido de Silvio Santos. A emissora buscava um apresentador para suprir a falta de Chacrinha (1917-1988).
Foram ao ar quadros como o Mano a Mano, em que duplas de irmãos crianças e adolescentes respondiam a perguntas, o Controle Remoto, apresentado por Cassio Scapin e Adriana Esteves (posteriormente substituídos por Pedro Cardoso e Stella Freitas), e o Jogo da Velha, que tinha a participação de nove artistas conhecidos do público em formato semelhante ao tradicional passatempo.
Relembre a abertura do programa abaixo:
Em seus primeiros momentos, o Domingão também investiu na Pegadinha do Faustão, tendo Tato Gabus Mendes como primeira vítima. O Caminhão do Faustão deu diversos prêmios aos espectadores, sob o comando de Yoná Magalhães (1935-2015).
O apresentador conversou com diversos convidados em links feitos de outros Estados, como dom Hélder Câmara, em Recife. De Campinas, seus pais e sua irmã, a também apresentadora Leonor Corrêa, desejaram boa sorte a Fausto Silva. Ao anunciar o vencedor do desafio Grilo Musical, com participação dos espectadores, Faustão não se fez de rogado e leu o nome completo e o número de telefone do ganhador --algo que dificilmente ocorreria hoje.
As atrações musicais trouxeram grandes nomes, como Xuxa, Elba Ramalho e Lulu Santos. Conhecido por dar espaço a artistas menos conhecidos, o Domingão também recebeu nomes como Waldemar dos Passarinhos, Gaúcho da Fronteira e o Grupo Raça em sua estreia.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.