Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APARÊNCIA NOVA

O que é edema linfático? Entenda como a doença fez Faustão perder 24 kg

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Fausto Silva comandando o Domingão do Faustão em 17 de janeiro de 2021

Fausto Silva comanda o Domingão do Faustão; apresentador perdeu 24 quilos após tratar doença

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 25/1/2021 - 17h14

Fausto Silva perdeu 24 quilos após tratar um edema linfático que teve em uma das pernas. O apresentador, que deixará a Globo no fim deste ano, passou por "sessões de desinchamento" e voltará a gravar o Domingão em fevereiro com a aparência bem diferente. "Estou com menos peso do que quando fiz a cirurgia bariátrica", afirmou ele ao Notícias da TV.

Na primeira semana do ano, Faustão fez um tratamento no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e levantou suspeitas de que estaria internado na UTI com Covid-19. Na verdade, o comunicador estava apenas tratando retenções de líquido decorrentes da doença que o fez perder peso.

Edema linfático, ou linfedema, é quando o sistema linfático acumula líquidos por alguma insuficiência no organismo, causando o inchaço e até mesmo úlceras na região afetada. "É causado por uma obstrução do sistema linfático", explica a médica Laís de Castro à reportagem.

Não existe um tratamento específico, mas é preciso drenar o líquido que fica retido no corpo --esse procedimento pode ser feito de diversas formas. "Há como melhorar os sintomas. Pra isso, podem ser feitos exercícios com fisioterapia, drenagem linfática, descompressão, tratamento com bandagens, exercícios físicos, uso de meias elásticas", exemplifica a profissional. 

Faustão, por exemplo, não conseguiu aliviar os sintomas de seu edema na perna no primeiro tratamento que recebeu, mas uma nova opção funcionou melhor em uma segunda tentativa. "Alguns pacientes se beneficiam com um tipo de tratamento que para outros não funcina bem. Cada organismo reage de uma maneira, não existe receita de bolo", afirmou Laís.

A perda de peso ocorre quando o linfedema afeta o paciente de maneira significativa. "Essa obstrução do sistema linfático causa um acúmulo de líquido pois a linfa que é produzida, fica 'presa' no sistema. [A doença] contribui para um aumento de peso. Sua remoção causa uma perda de peso bastante significativa", esclareceu a médica.

A diferença na aparência de Faustão poderá ser notada com facilidade, já que os programas que estão indo ao ar em janeiro já haviam sido gravados antes do tratamento do apresentador, que já está recuperado. "Agora estou super-bem, zerado, fazendo ginástica", declarou o titular do Domingão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.