Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA DE GIGANTES

Globoplay empurra novela para 2025 e dá vantagem para Netflix e HBO Max

DIVULGAÇÃO/HBO MAX e NETFLIX

Grazi Massafera (à esquerda); e Vladimir Brichta e Juliana Paes abraçados (à direita)

Grazi Massafera, Vladimir Brichta e Juliana Paes: ex-atores da Globo estarão na HBO e Netflix

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 27/12/2023 - 6h10

A Globo sairá com um pé atrás no streaming em comparação com a Netflix e a HBO Max em 2024. Guerreiros do Sol, novela original da plataforma, foi empurrada para 2025 por estratégia da empresa. Assim, o streaming ficará sem nenhuma novela original para competir com as concorrentes, que chegam com três produções inéditas --estreladas por atores e atrizes "roubados" do antigo banco de elenco fixo da Globo.

A emissora descobriu que era capaz de produzir uma novela para o streaming tão boa quanto as disponíveis diariamente na TV com Todas as Flores (2022). Apesar de a empresa já ter colocado Verdades Secretas 2 (2021) na plataforma, foi a trama de João Emanuel Carneiro que fez com que ela olhasse com mais atenção para os folhetins e os tornasse produtos premium.

A guerra do streaming ganhou um novo capítulo com a dispensa do elenco fixo da Globo, que abrigou durante muito tempo astros da dramaturgia como Vera Fischer, Gloria Pires, Tony Ramos, Marieta Severo, Nívea Maria, Osmar Prado, Juliana Paes, Marjorie Estiano e Isis Valverde. Ter nomes de peso disponíveis para trabalhos fora da emissora chamou a atenção das rivais.

A contratação de um ator ou uma atriz já conhecido pelo grande público é meio caminho andado para o streaming: a chance de consumo aumenta pelo fato de o público já estar acostumado com aquelas figuras em uma novela da TV, por exemplo. A HBO Max sairá na frente com duas obras previstas para 2024: a inédita Beleza Fatal e um remake de Dona Beja.

A primeira, escrita por Raphael Montes, acompanha Sofia (Camila Queiroz) em busca de vingança contra os responsáveis pela prisão injusta e a morte de sua mãe, personagem de Vanessa Giácomo. Os vilões ficarão a cargo de Camila Pitanga, Caio Blat e Marcelo Serrado. Giovanna Antonelli e Augusto Madeira completam o elenco.

Já a segunda foi ao ar originalmente em 1986 na extinta Manchete (1983-1999). A protagonista, vivida por Grazi Massafera, é uma mulher que sofre uma desilusão amorosa e abre um bordel no interior de Minas Gerais. Ela se envolverá num triângulo amoroso com os personagens de David Junior e André Luiz Miranda.

Bianca Bin, Deborah Evelyn, Kelzy Ecard, Otávio Müller, Gabriel Godoy, Erika Januza, Thalma de Freitas e Roberto Bomtempo são outros nomes que também estão no elenco.

Apesar de adiantada, a produção gerou reclamações nos bastidores por conta de mudanças em cima da hora, falta de tempo para estudo das falas e também das gravações apressadas, que não permitem que os atores repitam sequências que julgarem ruins.

Pedaço de Mim terá Juliana Paes

A Netflix desponta no ano que vem com Pedaço de Mim, novela vendida com a marca de "melodrama". A gigante do streaming apresentará ao público uma proposta ainda mais ousada. Enquanto a Globo e a HBO seguem com o formato um pouco maior de capítulos, que variam de 30 a 70, a Netflix quer uma novela enxuta, com cerca de 18 episódios. É arriscado, porém reflete o que a empresa espera para uma "novela do futuro", na qual o telespectador não se cansa de esperar pelo clímax e acaba abandonando a obra.

A história de Pedaço de Mim é simples. Liana (Juliana Paes) é uma mulher que sonha em ser mãe, mas terá eventos familiares catastróficos expostos em sua relação com Tomás (Vladimir Brichta), de quem se divorcia.

O folhetim é assinado por outra ex-funcionária da Globo, a autora Ângela Chaves, que deixou a emissora após 28 anos de casa. Ela escreveu Os Dias Eram Assim (2017) e Éramos Seis (2019).

A Netflix teve um cuidado maior com a produção, já que todo seu conteúdo é visado para exportação. Os personagens seguem a linha do anti-heroísmo, em que não precisam ser necessariamente bons ou maus o tempo inteiro. João Vitti, Paloma Duarte, Carolinie Figueiredo, Felipe Abib, Jussara Freire e Nando Cunha também aparecerão na história.

Guerreiros do Sol é adiada para 2025

Guerreiros do Sol, que contará uma história baseada em Lampião e Maria Bonita, é assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, autores de Onde Nascem os Fortes (2018). Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomas Aquino) serão os protagonistas da novela, que teve as gravações iniciadas neste ano. A mocinha entrará para o bando do galã depois de romper o casamento com o coronel Elói (José de Abreu).

Os irmãos de Josué serão interpretados por Irandhir Santos, Ítalo Martins, Vitor Sampaio e Rodrigo Lelis. Alexandre Nero será amigo de Josué e um de seus mentores pessoais.

Alinne Moraes interpretará uma mulher casada com o personagem de Daniel de Oliveira, filho do coronel Elói. Mas ela acabará se apaixonando por outra mulher, vivida por Alice Carvalho. Nathalia Dill também está no elenco e será uma personagem que luta contra o câncer de mama.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.