NOVA MANHÃ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fátima Bernardes: Globo muda diretores e traz profissionais locais para mudar tudo no Encontro
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 21/6/2022 - 13h52
Atualizado em 21/6/2022 - 19h11
A Globo fará uma grande reformulação no Encontro assim que Fátima Bernardes sair do programa, no início de julho. Para comandar esse processo e retirar o estilo de comando da ex-âncora do Jornal Nacional, a emissora trouxe novos diretores e profissionais para a atração, que será produzida em São Paulo e terá Patrícia Poeta e Manoel Soares como apresentadores.
Os novatos no matinal foram "promovidos", segundo apurou o Notícias da TV. Todos eles já atuavam em entretenimento em programas locais de afiliadas da emissora e vinham sendo monitorados pelo bom trabalho. A ideia é trazer pautas mais próximas da realidade nacional e fugir do lugar comum.
Até o momento, foram três profissionais contratados, mas outros ainda podem receber o convite. A mais conhecida é Mira Silva, diretora que trabalhou durante 22 anos no núcleo de entretenimento da TV Bahia, afiliada da Globo no Estado. Até o mês passado, ela atuava como diretora do Conexão Bahia, atração das manhãs de sábado, quando foi dispensada do canal local.
No caso de Mira, sua chegada também cumpre um objetivo: mais representatividade em cargos de comando. Ela é mulher e negra. Atualmente, o Encontro não tem nenhum negro como diretor ou diretora. Como o matinal passará a ter um apresentador negro, ter alguém nessa função nos bastidores passou a ser primordial.
O novo Encontro será focado no Jornalismo e em pautas mais sérias. Haverá espaço para promoção de novelas. Pantanal, por exemplo, continuará sendo explorada até o seu desfecho, em outubro. O quadro de futebol com Ana Thaís Matos nas segundas-feiras também seguirá.
A atração também vai ter atuação conjunta nos bastidores com a equipe do Mais Você. A sua mudança para São Paulo tem a ver com essa ideia da Globo de fazer uma "sinergia" entre os programas.
As alterações são consequência da saída de Fátima Bernardes do Encontro após dez anos no programa. A jornalista assumirá a vaga de Tiago Leifert no The Voice Brasil.
Além de ganhar novos apresentadores, o Encontro também mudará de horário. A partir de 4 de julho, irá ao ar logo após o Bom Dia Brasil. Já o Mais Você começará às 10h45, antes dos jornais locais da hora do almoço. Em entrevista ao jornal publicitário Meio e Mensagem, Amauri Soares, diretor de programação da Globo, explicou a mudança.
"São programas diferentes, mas com uma estrutura de produção comum. Passaremos a ter uma manhã de variedades ao vivo diretamente de São Paulo, a grande metrópole brasileira, o que é muito interessante", afirmou o jornalista e executivo.
Em abril, a Globo também anunciou novidades no É de Casa. A atração ficará sob a responsabilidade de Maria Beltrão, Thiago Oliveira, Rita Batista e Talitha Morete a partir de 9 de julho. Andre Marques deixou a Globo após 27 anos, e Ana Furtado segue no aguardo de novos projetos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.