Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RENATA SILVEIRA

Globo quebra tabu e escala mulher para narrar futebol masculino em TV aberta

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Renata Silveira sorri com uma camisa azul, e uma cruzada de braços, na redação da Globo no Rio de Janeiro

Renata Silveira: 1ª mulher a narrar futebol masculino pela Globo em TV aberta no Brasileirão

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/4/2022 - 13h08

A Globo colocará uma mulher para narrar futebol masculino na TV aberta pela primeira vez. Renata Silveira, que já está na emissora desde 2020, fará parte do time fixo de transmissões do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo fim de semana. Renata faz jogos de times masculinos regularmente, mas apenas no SporTV e no Premiere. Sua estreia ainda não tem data definida.

A informação foi confirmada pela emissora ao Notícias da TV. Segundo apurou a coluna, Luís Roberto e Cléber Machado seguem como os titulares dos jogos do Brasileirão. Roberto faz os jogos de times do Rio, e Machado fica com os clubes paulistas, como é desde o final dos anos 1990. No domingo (10), eles comandam a rodada inicial da temporada.

Além de Renata, Gustavo Villani também poderá ser escalado para jogos assim que for solicitado para partidas. A narradora tem entrado para a história da Globo seguidamente. Ela foi a primeira narradora contratada pelo Grupo Globo e a primeira mulher a fazer um jogo de Seleção Brasileira masculina no conglomerado de mídia --no SporTV. Em fevereiro, estreou na TV aberta com a transmissão da Supercopa feminina. 

Além de Renata Silveira, a Globo fixou Ana Thaís Matos como comentarista para as escalas do Brasileirão, segundo informou o jornal O Globo. Ana está desde 2018 na função e faz parte do plano da Globo de ter mais mulheres no seu time de talentos esportivos.

Atualmente além de Ana Thaís, Renata Mendonça, Fernanda Colombo, Fabíola Andrade, Natália Lara e Renata Silveira já são escaladas para torneios de futebol. Nos bastidores, o número de mulheres também tem crescido bastante. Uma das principais executivas da área é uma mulher: Joana Thimotheo.  

Neste ano, a Globo vai exibir mais futebol feminino também. Além de partidas da Seleção Brasileira, já estão na programação o Brasileirão feminino e torneios de base no SporTV. 

A Copa do Mundo de 2023 ainda está no mercado e depende de acordo com a Fifa. O contrato da entidade com a Globo termina no fim deste ano. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.