Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PIONEIRA NA EMISSORA

Quem é Renata Silveira, narradora que estreia na Globo em Fla x Grêmio?

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Renata Silveira usa o uniforme azul da Globo nos bastidores de transmissão esportiva; ela está sorridente

Contratada pelo SporTV em 2020, Renata Silveira estreia na transmissão de um jogo da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2022 - 13h00

Renata Silveira, 32 anos, vai comandar a transmissão de Flamengo e Grêmio pela semifinal da Supercopa do Brasil Feminina às 15h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9). O jogo passará para o Brasil inteiro na Globo e marcará a estreia da jornalista na TV aberta. Ela será a primeira mulher a narrar uma partida na líder de audiência.

Com passagens por Fox Sports e ESPN Brasil, Renata trabalha no Esporte da Globo desde 2020. Já foi pioneira feminina na narração em jogos de Copa do Mundo, de futebol no SporTV, no Premiere e em partidas da Seleção Brasileira masculina.

Ela começou a atuar na narração quando estava fazendo pós-graduação em jornalismo esportivo e resolveu participar do Garota da Voz na Rádio Globo. Apesar de ter entrado de forma despretensiosa, venceu a competição e ganhou a chance de narrar duas partidas da Copa do Mundo de 2014: Uruguai x Costa Rica e Croácia x México.

"A Renata de 2014 não imaginava nem ser narradora. Quando tudo começou e, mesmo tendo a oportunidade de narrar uma Copa do Mundo pela Rádio Globo, era uma realidade muito distante. Comecei a gostar da narração a partir dali. Até então nunca tinha imaginado fazer isso, talvez por não ter visto nenhuma mulher narrando futebol. Mas fato é que naquele começo nunca imaginaria que chegaria aonde estou hoje", explicou a locutora, em entrevista enviada pela assessoria da Globo.

Ao longo da carreira, precisou encarar o machismo da área e o julgamento do público, acostumado aos narradores homens. "É um desafio enorme, pois as únicas referências que temos são de narradores homens. Tudo que é novo é estranho. No início, era difícil ter aceitação. Acredito que é uma questão de costume", disse Renata, ao jornal O Globo.

Em dezembro de 2021, a locutora venceu, por votação popular, a categoria de melhor narrador/narradora no Prêmio Notícias da TV. Ela disputou contra nomes como Galvão Bueno, Everaldo Marques e Téo José, que são bastante conhecidos e conceituados entre os fãs do futebol.

Renata e Natália Lara, também da Globo, foram as únicas mulheres indicadas. "Não estou nem acreditando! Fico muito feliz de estar ao lado de tanta gente talentosa, que admiro. Ter sido a mais votada é surpreendente", comemorou na ocasião.

Pioneira na Globo

Após ter participado de quadros no Esporte Espetacular, Renata fará sua estreia em um jogo na TV aberta e entrará para história mais uma vez ao ser a primeira mulher a comandar uma transmissão na emissora de maior audiência do país. Esse marco foi bastante divulgado pela Globo, com direito a mensagem de Galvão Bueno na TV e nas redes sociais:

Seja bem-vinda ao time, seja bem-vinda ao clube. A Renata vai fazer a sua estreia na Globo aberta e tenho certeza que vai ser um espetáculo. O jogo é bom, é importante, semifinal de Supercopa Feminina. E você, Renata, se juntando a nós aqui na Globo fazendo a sua estreia. Vai ser uma grande transmissão e um grande sucesso. Bem-vinda!

No jogo desta quarta, que começa depois de O Cravo e a Rosa, Renata terá a companhia de Junior, Renata Mendonça e Fernanda Colombo nos comentários. Quem vencer entre Flamengo e Grêmio estará na final; em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

A jornalista confessou que está mais ansiosa do que o normal com a nova estreia: "É um nervosismo positivo, porque mostra que sinto a importância de cada evento ou jogo. Claro que na estreia na TV Globo é um friozão (risos), a expectativa é grande. Ainda bem que eu soube da estreia com antecedência, para poder me preparar e ficar menos nervosa".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.