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CAROL BARCELLOS

Globo cria mal-estar com banco parceiro após vetar apresentadora em propaganda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carol Barcellos na Globo

Carol Barcellos na Copa do Mundo do Catar: Globo veta ação com banco Santander e causa mal-estar

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2023 - 7h00

A Globo vetou a participação da apresentadora esportiva Carol Barcellos em uma campanha do banco Santander, seu parceiro nas transmissões da Libertadores a partir de abril. A jornalista, que apresenta o bloco esportivo do Bom Dia Brasil, faria uma campanha da instituição financeira com foco na Uefa Champions League, maior torneio de clubes do mundo. A proibição causou mal-estar.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo deu dois motivos para vetar a participação de Carol. O primeiro --e principal-- é o fato de a Champions não ser um torneio do portfólio da empresa. Até o fim da temporada 2023/2024, os direitos de transmissão são do SBT em TV aberta e da Warner Bros. Discovery na TV por assinatura e streaming, com exibição na TNT e na HBO Max. 

A campanha seria exibida apenas nos intervalos da emissora de Silvio Santos e da empresa americana, o que incomodou os diretores esportivos. O Santander queria Carol Barcellos por causa de sua identificação com o público e por ter boas indicações de trabalhos institucionais já realizados para outras empresas. 

O segundo motivo é o fato de o Santander não ser cotista das transmissões da Globo na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. O pacote financeiro mais caro da TV brasileira tem o Itaú como instituição financeira. O banco espanhol é cotista da Libertadores, que voltará à Globo a partir de abril. A prioridade, no entanto, é do Itaú, que paga mais caro. 

Carol Barcellos é agenciada pela Play9, empresa de Felipe Neto em sociedade com o ex-executivo da emissora João Pedro Paes Leme. A proibição de sua participação na campanha do Santander causou desconforto entre os envolvidos na negociação.

A emissora carioca permite que narradores, comentaristas e apresentadores esportivos façam campanhas, mas tem o direito de aprovar antes as propostas recebidas por seus profissionais. Uma peça publicitária com foco em um campeonato de exclusividade da concorrência foi considerado conflito de interesses.

É o segundo burburinho relacionado a publicidade que o departamento passa nos últimos dias. Na semana passada, Gustavo María, diretor de Redação do Esporte, deu uma bronca em repórteres que marcavam empresas no Instagram. Os funcionários não podem fazer nenhum tipo de permuta comercial em suas redes sociais.

Procurada pelo Notícias da TV sobre o assunto, a Globo não comentou. Carol Barcellos foi procurada por telefone e e-mail durante a segunda (20), mas não respondeu aos contatos.



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