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Uefa separa Supercopa da Champions para arrecadar R$ 800 milhões com TV

DIVULGAÇÃO/REAL MADRID

Benzema na Supercopa da Uefa

Benzema com o título da Supercopa da Uefa: torneio será vendido separadamente pela primeira vez

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2023 - 6h45

Torneio que inicia a temporada de futebol na Europa em agosto, a Supercopa da Uefa terá uma licitação de direitos de transmissão pela primeira vez na história. Antes, a competição era um brinde para quem vencesse a disputa pela Champions League. Essa é uma tática para elevar os ganhos financeiros da entidade com o ciclo a partir de 2024/2025. 

Em reunião na última semana com as empresas interessadas, a agência Team, que vende os eventos da Uefa, afirmou que a Supercopa ficará mais atraente e mudará de formato a partir de 2024. Em vez de ter apenas o finalista da Champions contra o campeão da Europa League, a ideia é ter um "final four" com os três campeões de torneios da Uefa mais um time convidado. 

A primeira edição poderá acontecer nos Estados Unidos, e o time convidado seria da Major League Soccer, a liga de futebol dos norte-americanos. Com isso, a Supercopa teria os campeões de Champions, Europa League, Conference League e um convidado da MLS --o que eleva a expectativa por três partidas de bom nível para serem vendidas. 

Hoje, somando todos os contratos fechados, a Uefa arrecada com direitos de transmissão no Brasil cerca de US$ 150 milhões (R$ 807 milhões na cotação atual) segundo apurou o Notícias da TV. O objetivo do atual processo licitatório, que foi antecipado em relação ao previsto inicialmente, é aumentar os ganhos em pelo menos 50%. 

A Uefa e a Team esperam ofertas pela Supercopa até o próximo dia 21. Também começaram as negociações da Europa League e da Conference League. Os dois últimos torneios são do SBT, da TV Cultura e da ESPN no Brasil até o fim da temporada de 2023/2024.

A licitação da Champions

Empresa que vende os direitos da principal competição de clubes em todo o mundo, a Team está no país nesta semana para apresentar as regras da licitação pelos direitos de transmissão da Champions League. A maior novidade é a mudança no modelo de venda, que passará a ser por dia, como forma de atrair os streamings e aumentar a arrecadação.

Segundo apurou a coluna, houve uma reunião da Team com diretores da Disney, dona da ESPN, na última segunda (6). Ao longo da semana, também houve conversas com Warner, Globo e Paramount em São Paulo. Para as empresas, a comitiva da agência europeia informou que os jogos serão divididos por dia de realização, não mais por mídia.

Com isso, chegará ao Brasil o modelo de comercialização que é praticado na Europa. A agência colocou em jogo dois pacotes de mídia para plataformas pagas: um para jogos às terças e outro para partidas às quartas. A empresa que adquirir o pacote escolhe se coloca os jogos em TV por assinatura ou exclusivamente no streaming.


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