A GLÓRIA ETERNA
MARCELO CORTES/FLAMENGO
Gabigol levanta o troféu da Libertadores para o Flamengo: competição faz Globo subir valor do futebol
A Globo usou o retorno da Libertadores da América em 2023 na TV aberta para valorizar ainda mais o seu pacote comercial de transmissões de futebol. O plano é o mais caro e prestigiado da TV brasileira desde o fim da década de 1990, e a emissora da família Marinho separou as competições de clubes para conseguir arrecadar ao todo mais de R$ 2 bilhões.
Se todas as cotas forem comercializadas, será a maior venda do futebol nacional da história. O Notícias da TV teve acesso aos dois pacotes enviados para as agências de publicidade. Ao todo, a Globo disponibilizou sete cotas para os patrocinadores.
O pacote de valor mais alto continua sendo o que combina jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A Globo promete 46 datas das duas competições --38 rodadas da primeira divisão do futebol nacional e oito datas do mata-mata brasileiro que bate recordes de audiência. Quem quiser anunciar nos dois certames precisará desembolsar R$ 226,7 milhões.
Quem comprou espaço no futebol em 2022 tinha até o último dia 21 para responder à Globo se renovaria a parceria ou não para o próximo ano. Três empresas deram sinal positivo: Itaú, Vivo e Amazon. Chevrolet, Hypera Pharma, Sportingbet e Cervejaria Petrópolis decidiram não renovar o investimento segundo apurou o Notícias da TV.
A saída da Chevrolet chama a atenção por um detalhe: a marca da montadora General Motors substituiu a Fiat como um dos patrocinadores do BBB 23, que será comandado por Tadeu Schmidt a partir de 16 de janeiro. Ou seja, enquanto a Chevrolet trocou o futebol pelo reality, a Fiat fez o caminho inverso. Isso se explica pelo desejo das empresas de mudar o público-alvo para o próximo ano.
A Globo tem até 31 de dezembro para comercializar as outras três cotas disponíveis. Se negociadas, elas vão somar R$ 1,586 bilhão para o maior conglomerado de mídia do mundo só com dois torneios. O pacote também contempla anúncios em jogos extras, como a Supercopa do Brasil masculina, por exemplo.
Para a Libertadores, a Globo vai seguir as regras da Conmebol. Por enquanto, a emissora promete 13 datas entre a fase de grupos e as eliminatórias. A transmissão da pré-Libertadores, um mata-mata rápido antes da fase de grupos, ainda está sob análise --a emissora tem os direitos, mas tudo vai depender dos clubes que se classificarem. Hoje, Atlético Mineiro e São Paulo estariam classificados por serem o sétimo e oitavo colocados do Campeonato Brasileiro, respectivamente.
A Globo colocou no mercado outras sete cotas próprias para exposição de marca na Libertadores. Se vendidas, elas vão colocar nos cofres da emissora R$ 490,7 milhões. Os patrocinadores oficiais da Libertadores via Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) têm até o próximo dia 11 para sinalizar que pretendem comprar espaço na TV brasileira.
Se depois disso marcas como Santander e Amstel não se manifestarem, a Globo dará prioridade para os anunciantes do seu futebol em 2022 até o dia 30 deste mês. Se sobrar algum outro espaço depois disso, qualquer marca de fora pode negociar.
Para tirar a Libertadores do SBT após três temporadas, a Globo fez concessões. Pela primeira vez, vai exibir os patrocinadores da Conmebol sem restrições e mostrar a final única da competição mesmo se ela não tiver times brasileiros envolvidos --o que nunca aconteceu.
Caso esgote todas as cotas, a emissora carioca vai arrecadar R$ 2,077 bilhões somente com futebol de clubes. Outros pacotes que envolvem futebol feminino e a Seleção Brasileira são vendidos à parte, o que mostra como o esporte mais popular do país é uma máquina de dinheiro para a TV líder de audiência.
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