Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV ABERTA

De Paulistão a Copa do Mundo: Veja ibope das finais do futebol em 2022

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM-LEOMESSI

Lionel Messi, da Argentina, beija taça da Copa do Mundo e veste uniforme listrado azul e branco

Messi beija a taça da Copa do Mundo; final contra a França foi uma das mais assistidas de 2022

ANDRÉ ALONSO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/12/2022 - 8h15

A temporada do futebol em 2022 foi marcada por turbulência nos direitos de transmissão esportivos, com eventos espalhados não só pela TV aberta e por assinatura, mas também com algumas competições exclusivas do streaming. Vira e mexe, o torcedor precisava recorrer ao Google para consultar "onde assistir" aos jogos de sua preferência.

O ano do futebol acabou com a Copa do Mundo registrando altos índices de ibope na Globo, mas contou com grandes decisões espalhadas por diferentes plataformas, com times considerados "queridinhos" da audiência, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

O Notícias da TV fez um levantamento dos índices que as finais obtiveram na TV aberta. Os números são da Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, e cada ponto representa 74.666 domicílios.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou em 2 de janeiro. A final do torneio, que aconteceu no dia 25 do mesmo mês, teve transmissão da Globo, que marcou 12,5 pontos de média durante o confronto entre Palmeiras e Santos; o Alviverde venceu por 4 a 0.

Casa da Champions League, o SBT conseguiu um bom resultado com a transmissão da final entre Liverpool e Real Madrid em 28 de maio: anotou 15,2 pontos de ibope, com picos de 17, e ainda deixou a Globo em segundo lugar durante a partida.

A decisão da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR, fechou com 16,2 pontos, pior desempenho de um último jogo da competição no SBT. Nos anos anteriores, ambos com o Palmeiras, o desempenho foi melhor em SP: em 2021, foram 27,3 pontos de média; e 25 pontos em 2020. A emissora de Silvio Santos perdeu a edição do torneio em 2023 para Globo e vai passar a Sul-Americana.

a Record teve ótimos resultados com o Campeonato Paulista, que voltará a ser exibido pela emissora de Edir Macedo no ano que vem. A partida decisiva, que terminou com uma goleada de 4 a 0 do Palmeiras contra o São Paulo, marcou 27,6 pontos.

Disputada em 12 de fevereiro, a final do Mundial de Clubes entre Palmeiras e Chelsea registrou 28,4 pontos de média na Band, com picos de 33,9 de ibope. Essa foi a maior audiência da emissora desde 14 de janeiro de 2000, quando o jogo Corinthians x Vasco, também pelo mesmo torneio, chegou a picos de 53 pontos, com média de 35.

Apesar de toda a empolgação, repercussão e dos jogos da Seleção Brasileira que ultrapassaram os 50 pontos, a final Copa do Mundo no Catar não foi a mais vista do ano. O confronto que terminou com a vitória da Argentina nos pênaltis contra a França anotou 34,8 pontos.

No topo, está o duelo entre os dois clubes de maior torcida do Brasil. Flamengo x Corinthians, em 19 de outubro na Copa do Brasil, teve média de 36,1 pontos com bola rolando, com picos de 40,8. A partida terminou com título do Rubro-Negro após uma disputa que foi resolvida nas penalidades.

Finais com maior ibope em 2022

Veja abaixo o ranking das finais de futebol mais assistidas no Estado de São Paulo em 2022:

  1. Globo - Flamengo 1 x 1 Corinthians (Copa do Brasil) - 36,1 pontos
  2. Globo - Argentina 3 x 3 França (Copa do Mundo) - 34,8 pontos
  3. Band - Palmeiras 1 x 2 Chelsea (Mundial de Clubes) - 28,4 pontos
  4. Record - Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista) - 27,6 pontos
  5. SBT - Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Copa Libertadores) - 16,2 pontos
  6. SBT - Real Madrid 1 x 0 Liverpool (Champions League) - 15,2 pontos
  7. Globo - Palmeiras 4 x 0 Santos (Copa São Paulo de Futebol Júnior) - 12,5 pontos

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.