Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM COMPARAÇÕES

Fora das eleições, Huck luta para ser empossado dono do Domingão em 2022

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luciano Huck usa camisa verde e olha para o lado enquanto ouve pessoa falar durante programa na Globo

Apresentador do Domingão desde setembro, Luciano Huck espera afastar comparações em 2022

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 2/1/2022 - 7h00

Luciano Huck até já foi eleito pela Globo como titular dos domingos, mas a cerimônia de posse parece ainda não ter acontecido por completo. O apresentador, que chegou a ser cotado para disputar as eleições presidenciais neste ano, ainda luta para afastar comparações com o antecessor Fausto Silva e ser aceito pela audiência como o dono do Domingão.

O atual comandante do programa de auditório lançado em 1989 convive com o fantasma de comparações do público e da crítica com Faustão. Além disso, o nome do ex-Caldeirão se mantém ligado ao universo político, algo que ele mesmo faz questão de alimentar.

"Eu não saio mais do debate público, eu vou estar no debate público para sempre. Eu gosto dessa arena, dos debates de ideia. Eu acho que a gente precisa superar o que tanto nos atrapalha hoje em dia, que é essa raiva que se criou entre quem pensa diferente", avisou ele em junho, quando foi confirmado como substituto de Fausto Silva.

O pé na política ajuda a alimentar especulações de que o apresentador pode deixar o seu contrato com a Globo para se lançar candidato em breve. Apesar dessa "escolha muito difícil" nos rumos da carreira, o projeto para 2022 está definido, e é a televisão.

Enquanto figuras como Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Sergio Moro devem disputar votos para o cargo mais importante do Executivo nacional, Luciano Huck estará trabalhando na Globo para colocar sua marca definitiva nos domingos.

Crise de identidade

Titular do Domingão desde setembro, Luciano Huck precisou assumir a atração quatro meses antes do que estava previsto inicialmente. A ideia era que Faustão ficasse na Globo até dezembro, e o apresentador do Caldeirão só trocaria de dia da semana em janeiro.

A emissora, porém, decidiu tirar o agora contratado da Band do ar mais cedo, colocou Tiago Leifert para cobrir o buraco até o fim da Super Dança dos Famosos e botou Huck para assumir o horário ainda em 2021.

A pressa da Globo fez o novo Domingão estrear com cara de velho, com quadros requentados do Caldeirão, como o Quem Quer Ser Um Milionário? e o Lata Velha, e outros formatos que fizeram sucesso com Faustão, como o Show dos Famosos. É como se a atração tivesse uma crise de identidade.

Os índices de audiência não são um fracasso, mas o programa com Huck registrou menos ibope na Grande São Paulo do que os seus antecessores em 2021: foram 15,3 pontos, contra 16,9 da "era Leifert" e 16,7 de média do comunicador veterano.

Domingão 2022

Desde o primeiro dia nos domingos, Luciano Huck tem apostado no que ele e a sua equipe chamam de "histórias inspiradoras", mas que outras pessoas preferem classificar como choro e assistencialismo. Essa mistura, tão bem-sucedida aos sábados com o Caldeirão, ainda não vingou no novo horário.

A partir deste ano, o Domingão tentará ser ainda mais "com Huck" para deixar para trás o período "do Faustão". A Globo vem fazendo pesquisas de tendências e formatos e até sondando produtoras independentes para renovar a faixa.

As novidades serão lançadas para a criação de uma nova identidade. A contratação do padre Fábio de Melo como repórter especial, conforme antecipou o Notícias da TV, é uma delas. Quadros de reformas, games, shows de talentos e histórias sobrenaturais também estão entre as apostas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.