Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORTE NO JORNALISMO

Fernando Rêgo Barros deixa a Globo após 32 anos: 'Lamento que seja assim'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernando Rêgo Barros com um terno preto, camisa branca e gravata azul

Fernando Rêgo Barros: jornalista estava na Globo desde 1990 e foi demitido após 32 anos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2022 - 16h44

Fernando Rêgo Barros, um dos repórteres mais experientes de política da Globo, foi demitido nesta segunda-feira (7) após 32 anos como contratado. Atualmente, ele participava do Jornal da Globo e de telejornais diversos da emissora. Para seus colegas, Barros disse que entende o que houve, mas não escondeu a tristeza. "Lamento que seja assim", disse.

Segundo apurou o Notícias da TV, a saída de Rêgo Barros se deve pela reestruturação da área de jornalismo na qual a Globo tem optado por demitir profissionais veteranos.  No fim do ano passado, a emissora já havia desligado nomes de seu quadro de funcionários com muitos anos de casa, principalmente aqueles com mais de 60 anos.

O jornalista tinha um dos maiores vencimentos da capital federal. Sua demissão foi pontual e não houve outros cortes, pelo menos por enquanto. Mas novas saídas não são descartadas por causa da nova política da TV. O objetivo é reduzir custos e encontrar um equilíbrio dentro da emissora entre produção e produtividade.

Em comunicado interno enviado aos colegas, obtido pelo Notícias da TV, Fernando Rêgo Barros faz uma despedida breve e curta. Ele saúda os colegas com quem trabalhou nas três capitais em que atuou desde que chegou na Globo, como jornalista recém-formado, em 1990: Recife (PE), São Paulo e Brasília.

"Depois de 32 anos, estou sendo desligado da empresa onde aprendi quase tudo o que sei de jornalismo. E, claro, onde fiz muitos amigos, seja aqui ou no Recife, onde trabalhei, seja no Rio ou em São Paulo, onde a convivência diária (mesmo que virtual) também foi intensa", afirmou o repórter.

"Sou muito grato à Globo e lamento que seja assim. Mas a gente precisa estar preparado para a realidade das empresas. Não sou muito de despedidas e gostaria de poder falar bem mais. Mas a cabeça está um turbilhão, admito. Espero não perdermos o contato", disse.

Recentemente, assim como Fernando Rêgo Barros, foram demitidos nomes como Marcos Uchôa, Renato Machado, Francisco José, Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini e Isabela Assumpção, além dos narradores Linhares Júnior e Rodrigo Raposo. 

Leia o texto completo: 

"Amigos,

Chegou a minha vez.

Depois de 32 anos, estou sendo desligado da empresa onde aprendi quase tudo o que sei de jornalismo. E, claro, onde fiz muitos amigos, seja aqui ou no Recife, onde trabalhei, seja no Rio ou em São Paulo, onde a convivência diária (mesmo que virtual) também foi intensa.

Sou muito grato à Globo e lamento que seja assim. Mas a gente precisa estar preparado para a realidade das empresas.

Não sou muito de despedidas e gostaria de poder falar bem mais. Mas a cabeça está um turbilhão, admito.

Espero não perdermos o contato.

Sintam-se abraçados e beijados (apesar da pandemia)".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.