Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACONTECE EM MARÇO

Oscar 2022: Lista de indicados tem quebra de recorde e marca histórica

DIVULGAÇÃO/20th CENTURY STUDIOS

Steven Spielberg e Rita Moreno nos bastidores de Amor, Sublime Amor

Steven Spielberg nos bastidores de Amor, Sublime Amor; diretor fez história no Oscar 2022

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2022 - 15h51

Anunciada nesta terça-feira (8), a lista de indicados ao Oscar 2022 fez com que alguns artistas quebrassem recordes e atingissem marcas históricas na maior premiação da indústria cinematográfica. O principal destaque é Steven Spielberg, que arrebatou a sua oitava nomeação para melhor diretor na carreira por seu trabalho no remake de Amor, Sublime Amor (2021).

Vencedor de três estatuetas ao longo de mais de 50 anos de carreira, o cineasta responsável por Tubarão (1975) e O Resgate do Soldado Ryan (1998) bateu outras marcas significativas com as indicações deste ano. Ao todo, Spielberg coleciona 11 nomeações como produtor executivo e se tornou o primeiro diretor a ser indicado em seis décadas diferentes: 1970, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2020.

Kenneth Branagh, diretor de Belfast (2021), um dos favoritos ao grande prêmio deste ano, também fez história. O cineasta galês quebrou o recorde no Oscar ao se tornar o primeiro a ter sete indicações em sete categorias diferentes. Só em 2022, o diretor colecionou três entre as mais buscadas da premiação.

Ainda entre os diretores indicados do ano, Jane Campion, responsável pelo hit da Netflix Ataque dos Cães (2021), se tornou a primeira diretora da história do Oscar a receber duas nomeações. A primeira foi com O Piano (1994), filme que rendeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante para Anna Paquin (X-Men).

O Oscar 2022 rendeu marcas histórias para produções estrangeiras e fora do circuito comercial de Hollywood. Depois do fenômeno conquistado com Parasita (2020) há dois anos, a Academia reservou nomeações para o japonês Drive My Car (2021). Além de melhor filme, o título assegurou outras três indicações.

Aceno à diversidade

A premiação deste ano fez um forte aceno à diversidade. No Ritmo do Coração (2021), primeiro longa original do Apple TV+ a ser indicado a um Oscar, conquistou três nomeações.

A importância do reconhecimento se deve ao fato de No Ritmo do Coração ser o primeiro longa com um elenco quase inteiro de artistas surdos a ser indicado a um Oscar. O protagonista Troy Kotsur, nomeado na categoria de melhor ator coadjuvante, é o primeiro ator surdo a ser lembrado pela Academia em 35 anos.

No filme, ele interpreta Frank, o patriarca de uma família quase toda de surdos. Sua filha Ruby (Emilia Jones) é a única sem a deficiência e serve como intérprete para o pai, a mãe Jackie (Marlee Matlin) e o irmão Leo (Daniel Durant).

Assista ao trailer de No Ritmo do Coração:

TUDO SOBRE

Oscar


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.