Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONHEÇA O JARDIM

BBB 22: Maria reclama de 'plantas' no jogo, mas é uma delas; veja 5 tipos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria durante discurso no Jogo da Discórdia do BBB 22

Maria no Jogo da Discórdia do BBB 22: atriz opinou que as plantas deveria deixam o reality primeiro

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2022 - 16h22

Maria criticou a votação do público no BBB 22 (Globo). Nesta segunda-feira (7), a atriz apontou que os telespectadores deveriam eliminar primeiro as "plantas" e dar mais espaço para quem está se arriscando no programa. Mas a verdade é que a maioria do elenco não gera acontecimentos relevantes para proporcionar entretenimento, inclusive ela.

No mundo dos reality shows, o termo "planta" é usado como adjetivo para falar dos participantes que ficam tão apagados que quase não notamos sua presença. Eles não demonstram opiniões, são pouco participativos, não tomam atitudes importantes e desperdiçam oportunidades.

Ao Notícias da TV, o psiquiatra Jairo Bouer explica que o codinome surgiu para designar alguém que não sai do lugar, enquanto os outros se movimentam. "Em geral, o público tem empatia com alguém que se identifica mais. Uma 'planta', por definição, é uma pessoa que não se compromete muito com nenhuma posição. Não adota atitudes arriscadas, não se expõe, fica mais na dela, não compra briga, não toma partido. É mais neutra enquanto está no jogo", pontua.

Para o especialista, Brunna Gonçalves é a participante mais quieta da casa e, portanto, a "planta" da temporada. "Ela está mais discreta e na dela, até adotando uma panelinha, mas sem atitudes mais radicais", indica.

"O comportamento da 'planta' é tão julgado porque as pessoas esperam movimento, conflito e atitudes mais radicais. O público prefere alguém mais comprometido com estratégias e que se arrisca. Não dá para julgarmos tanto [as 'plantas'], pois é uma estratégia. Há 'plantas' que depois saem da estufa e compram mais conflitos. É uma estratégia de sobrevivência para ficar mais tempo dentro do jogo", destaca.

Muito mais do que não assumir posições dentro de um reality, uma "planta" foge de qualquer assunto que a tire da zona de conforto. Não é aberta a diálogos saudáveis, prefere ficar sozinha, e muitas vezes sobrevive bastante --pelo fato de passar despercebida e não representar ameaça aos demais participantes. Nas últimas temporadas do Big Brother Brasil, Camilla de Lucas, Fiuk, Manu Gavassi e Rafa Kalimann foram apontadas como "plantas", mas ficaram entre os finalistas.

Confira cinco tipos de "planta" para ficar de olho no BBB 22:

Trepadeira

As trepadeiras são aquelas plantas que precisam de apoio para crescerem, além de terem o caule volúvel (aqueles que possuem capacidade de se enrolar em torno de um suporte) e desenvolverem gavinhas. São os participantes que sentem necessidade em andar em grupo e vão "agarrando" cada vez mais pessoas para a panelinha.

Quem é: Pedro Scooby, Douglas Silva, Tiago Abravanel e Linn da Quebrada.

Suculenta

Essas pequenas plantas são destinadas à decoração. Não se movimentam como a trepadeira, apenas ficam paradas e nada mais. São pequenas, charmosas, conseguem armazenar água em suas folhas --ou seja, não precisam de tantos cuidados ou interações--, e se adaptam com facilidade ao ambiente.

Quem é: Brunna Gonçalves, Vinicius Fernandes, Laís Caldas e Paulo André Camilo.

Carnívora

As plantas carnívoras conseguem capturar e digerir seu próprio alimento. Independentes, elas não têm pena do ambiente ao seu redor: fisgam o que quiserem e quando sentirem vontade, criam armadilhas para suas presas e sobrevivem em condições precárias. É o típico solitário e observador.

Quem é: Arthur Aguiar, Bárbara Heck e Natália Deodato.

Samambaia

Conhecidas pelo seu tamanho e exuberância, as samambaias precisam ser muito bem cuidadas para permanecerem bonitas. Esta planta gosta de ser o centro das atenções e quase nunca coloca a cara no sol. Quem cria ela tem consciência do trabalho que terá.

Quem é: Jade Picon, Lucas Bissoli, Eslovênia Marques e Naiara Azevedo.

Comigo-ninguém-pode

A última planta da lista é bastante cultivada em ambientes que têm como foco principal livrar o mau-olhado. Cercada de mistérios e superstições, possui substâncias tóxicas em suas folhas que podem causar diarreia, náusea, vômito e até a morte. Seu toque é letal.

Quem é: Maria, Jessilane Alves e Eliezer Netto.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.