Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRGIO CHAPELIN

Fátima Bernardes se despede de jornalista da Globo: 'Saudades!'

Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardes se despediu de Sérgio Chapelin durante o Encontro desta sexta-feira (9) - Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardes se despediu de Sérgio Chapelin durante o Encontro desta sexta-feira (9)

REDAÇÃO

Publicado em 9/8/2019 - 11h30

Após o anúncio de uma série de mudanças no Jornalismo da Globo, Fátima Bernardes se despediu de Sérgio Chapelin durante o Encontro desta sexta (9). "Muito querido, um colega maravilhoso. Não pode sumir porque a gente morre de saudades", disse a apresentadora, que agradeceu por ter convivido com o jornalista nos bastidores.

Durante o momento da "nuvem de palavras" do Encontro, Fátima mostrou os assuntos mais comentados no Twitter e, por causa da notícia divulgada em primeira mão pelo Notícias da TV, os nomes de Maju Coutinho, Sandra Annenberg e Sérgio Chapelin estavam nos trending topics da rede social pela manhã.

Fátima não economizou nos elogios a Chapelin, que está se aposentando após mais de 50 anos na Globo, e destacou que ele adora a vida no campo. "Muito querido, esse colega incrível que é uma referência, está se aposentando, dando início a uma nova fase. Como ele adora andar a cavalo e ficar na fazenda, com certeza ficará muito mais tempo no campo, agora", brincou a titular do Encontro. 

Ao falar das outras mudanças, a apresentadora enalteceu a amiga Sandra por assumir o comando do Globo Repórter, e de Maju por ser a nova âncora do Jornal Hoje. "Profissionais supertalentosos, é  bom mexer, dar uma circulada", finalizou ela.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os nomes de Maju, Sandra e Chapelin estavam nos assuntos mais comentados do Twitter

Após o quadro do Bem Estar e o intervalo comercial, Fátima Bernardes voltou falando que esqueceu de ressaltar que Glória Maria continuará na apresentação do Globo Repórter, e as duas estarão à frente do programa. 

Rumos dos jornalistas 

O Jornal Hoje será reformulado, de acordo com comunicado oficial do diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel. O novo formato será adaptado para a apresentação de apenas uma âncora, Maria Júlia. Desde o último dia 1º, Sandra Annenberg tem comandado o telejornal sozinha, após a demissão de Dony De Nuccio.

Aos 40 anos, Maria Júlia tem tido uma carreira de destaque e crescimento acelerado na Globo. Entrou para a emissora em 2007, fez reportagens para telejornais locais e migrou para as notícias meteorológicas em 2013. no Globo Rural. 

Maria Júlia aparece diariamente na previsão do tempo do JN desde abril de 2015, quando o noticioso passou por uma reformulação, ficando mais informal. Em junho de 2017, ela virou plantonista do Jornal Hoje --situação em que ganhou muitos elogios do público. 

Em fevereiro deste ano, estreou como âncora do Jornal Nacional, como plantonista aos sábados. Foi a primeira mulher negra na bancada do principal jornalístico da TV. Chegar ao Jornal Nacional é sinal de grande prestígio na Globo. 

Maju, como foi apelidada por William Bonner, teve passagens também pelo Bom Dia Brasil e Hora Um. Atualmente, além do Jornal Nacional, ela faz a meteorologia no SP2.

"Agora como titular da apresentação do Jornal Hoje, Maria Júlia Coutinho repetirá um caminho que Sandra Annenberg também trilhou, do mapa tempo para a bancada. E o público poderá acompanhar mais essa etapa de uma carreira solidamente construída e merecidamente aplaudida", declara Kamel.

No Twitter, Maju comentou sua promoção na Globo: "Faço aniversário amanhã, mas o presente veio hoje. Que honra e que grande responsabilidade apresentar um telejornal brilhantemente comandado pela competente e querida do público e dos colegas, Sandra Annenberg!".

Novo rumo de Sandra

Quando foi convidada para apresentar o Globo Repórter, Sandra declarou a Kamel que, "de todos os programas da Globo, era o único que ainda não tinha apresentado". Nos últimos 18 anos ela esteve à frente do Jornal Hoje. "É onde me encontrei, sou feliz, adoro o seu público. Vou sentir saudades, mas sou movida a desafios, e o Globo Repórter é irrecusável", declara.

Sandra, de 51 anos, começou no Jornalismo da Globo em 1991, na previsão do tempo do Jornal Nacional. Também apresentou o São Paulo Já, o Fantástico (ao lado de Fátima Bernardes), o SP1 e o Jornal da Globo. Nos dois últimos, também foi editora-executiva. Sandra ainda foi chefe do escritório da Globo em Londres, no início dos anos 2000, e fez reportagens internacionais para todos os telejornais da casa.

Ela dividirá o comando do Globo Repórter com Glória Maria, que é repórter especial do jornalístico desde 2010. Sem nunca revelar sua idade, ela está na Globo desde 1971, quando entrou como estagiária. Foi âncora do Jornal Hoje, do Fantástico e é ainda hoje uma das principais repórteres da emissora. 

"Glória e Sandra não abrem mão da reportagem. Glória continuará a fazer as suas e Sandra as dela. Enquanto uma estiver em campo, a outra apresentará sozinha e vice-versa. Provavelmente o esquema será assim: um terço com Glória, um terço com Sandra e um terço com Glória e Sandra, juntas. É sucesso garantido. O formato do Globo Repórter vai ser modificado para essa nova fase", explica Ali Kamel.

Aposentadoria de Chapelin

Segundo o diretor-geral de Jornalismo, o lugar de Sérgio Chapelin no Globo Repórter será ocupado por "duas das mais completas e consagradas jornalistas da televisão brasileira". Chapelin, de 78 anos, já havia pedido para sair da emissora e se aposentar há cinco, mas foi convencido por Kamel a prolongar um pouco mais sua carreira.

Agora, após 47 anos na Globo, o profissional decidiu que havia chegado a hora de desacelerar e passar mais tempo com a família. Chapelin passou por Jornal Nacional, Fantástico, foi o primeiro apresentador do Globo Repórter e é considerado um dos jornalistas mais consagrados do país.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.