CANSOU?
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
As lives de Marília Mendonça e Roberto Carlos em maio não conseguiram superar as de abril na audiência
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 12/5/2020 - 5h17
As lives musicais viraram febre entre os brasileiros durante a quarentena. Com apresentações online que chegaram a alcançar mais de 3 milhões de pessoas em tempo real, as exibições no YouTube se tornaram uma maneira de os artistas arrecadarem doações, faturarem mesmo sem shows e continuarem trabalhando. No entanto, o excesso de shows virtuais no mesmo dia já prejudica o desempenho de todos eles na audiência.
Os cantores e as marcas pegaram tanto gosto por esse formato de exibição em plataformas online que se tornou impossível o espectador interessado em acompanhar seus artistas favoritos dar conta de assistir a tudo que gostaria. Só no Dia das Mães, por exemplo, foram transmitidas mais de 15 lives.
Artistas como Zeca Pagodinho, Michel Teló, Anitta, Ivete Sangalo, Leonardo & Zé Felipe e Zezé Di Camargo & Luciano fizeram shows no YouTube no último domingo (10). Nenhuma das apresentações conseguiu atrair a audiência de mais de 1 milhão de pessoas simultaneamente.
Roberto Carlos e Daniel também fizeram suas lives, mas com transmissões em Globo e Band, respectivamente. Com a divisão do público entre internet e TV aberta, é natural que o alcance no YouTube fique reduzido. Mas a comparação das duas lives do "rei" aponta uma queda de audiência online.
Na primeira transmissão de Roberto Carlos, em 19 de abril, o vídeo ao vivo chegou a ter mais de 1,4 milhão de pessoas assistindo em tempo real; naquela data, a única outra grande apresentação era a da dupla Henrique & Juliano, que atraiu a atenção simultânea de 2 milhões de contas no YouTube.
Já a live do cantor de Emoções feita no Dia dos Mães não passou de 500 mil pessoas, com o canal do cantor e o do Multishow somados. Os artistas sertanejos dominam o ranking de audiência, mas nem eles conseguem mais repetir os números conquistados em abril.
Líder absoluta, Marília Mendonça chegou a ter 3,3 milhões de espectadores simultâneos na apresentação de 8 de abril. Realizada no último sábado (9), a segunda live da cantora teve desempenho excelente, com 2,2 milhões de pessoas em tempo real, mas não se aproximou do recorde.
Na segunda colocação, a dupla Jorge & Mateus teve 3,16 milhões de contas assistindo à transmissão de 4 de abril. A apresentação mais recente dos sertanejos, em 2 de maio, bateu "apenas" 2,1 milhões de pessoas.
Além dos recordistas, a única live feita em maio que conseguiu ser um fenômeno de audiência foi Cabaré, com Leonardo e Eduardo Costa. O show teve 2,4 milhões de pessoas assistindo simultaneamente apenas no canal de Leonardo, mais 800 mil que sintonizaram na página de Eduardo Costa.
No Brasil, lives de Wesley Safadão, Alok, Zé Neto & Cristiano, Amigos (Leonardo, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano), Raça Negra e Bruno & Marrone foram algumas das que também ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores simultâneos.
Mas o excesso de lives e até o cansaço dos espectadores nesse tipo de conteúdo pode tornar o recorde de Marília Mendonça cada vez mais difícil de ser igualado ou ultrapassado, ao menos durante a quarentena. Veja abaixo as cinco lives do YouTube que tiveram os maiores picos de audiência no Brasil:
Ranking de audiência do YouTube
Artista | Pico de visualizações | Data |
Marília Mendonça | 3,3 milhões | 8/4 |
Jorge & Mateus | 3,16 milhões | 4/4 |
Gusttavo Lima | 2,76 milhões | 11/4 |
Sandy & Junior | 2,54 milhões | 21/4 |
Leonardo e Eduardo Costa | 2,4 milhões (só no canal do Leonardo) | 1º/5 |
Participe abaixo da enquete do Notícias da TV abaixo e responda se já está cansado de assistir lives nessa quarentena:
Você cansou de lives na quarentena?
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.