Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

COMO SERÁ 2022?

Equipe do Esporte teme demissões na Globo por falta de futebol no início do ano

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cleber Machado usando um blazer azul marinho e uma camisa azul, com um fundo verde dos estúdios da Globo em São Paulo, durante uma transmissão

Cleber Machado, narrador da Globo: equipe de Esportes teme onda de demissões em 2022

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 10/12/2021 - 7h00

A equipe de Esportes da Globo vai passar as festas de fim de ano com medo. Por causa da falta de transmissões de futebol entre janeiro e abril, já que a emissora perdeu Estaduais e não tem direitos da Libertadores nem da Copa Sul-Americana, narradores e comentaristas temem demissões neste período de "escuridão".

O receio aumentou principalmente no últimos dois meses. A Globo demitiu o narrador Linhares Júnior, que trabalhava lá desde 2008; o repórter Alexandre Oliveira, que foi muito elogiado pela sua cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio na GloboNews e tinha 14 anos de empresa; e, mais recentemente, Bob Faria, titular dos jogos com times de Minas Gerais, depois de 18 anos.

Segundo apurou o Notícias da TV, o temor é maior entre narradores e comentaristas que costumam narrar partidas menos importantes da Série A do Brasileirão e são mais acionados para a Série B. São eles que fazem o grosso dos jogos de campeonatos estaduais também.

Como são profissionais que podem ser substituídos, os jornalistas entendem que seriam os primeiros na linha de fogo quando os cortes começarem a ser feitos. Quem também teme bastante as demissões são profissionais com mais de 15 anos de empresa e que têm altos salários atualmente.

Alguns desses jornalistas se alarmaram com a saída de Bob Faria. Com quase duas décadas de emissora e ganhos elevados, ele foi cortado seu dó quando a Globo precisou economizar para renovar. Internamente, já se sabe que a emissora busca uma renovação dos seus quadros em todas as áreas.

Para 2022, a Globo tem Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Campeonato Pernambucano, Copa São Paulo de Futebol Júnior e torneios de futebol da base da CBF assegurados. O Campeonato Gaúcho deve ser anunciado nas próximas semanas. O Mundial de Clubes tem a emissora como compradora prioritária, mas o negócio ainda não foi fechado com a Fifa. 

A Globo espera recuperar esse terreno em 2023. Ela promete entrar com tudo na disputa dos direitos das competições de clubes da Conmebol.


Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.