Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO SERÁ 2022?

Equipe do Esporte teme demissões na Globo por falta de futebol no início do ano

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cleber Machado usando um blazer azul marinho e uma camisa azul, com um fundo verde dos estúdios da Globo em São Paulo, durante uma transmissão

Cleber Machado, narrador da Globo: equipe de Esportes teme onda de demissões em 2022

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 10/12/2021 - 7h00

A equipe de Esportes da Globo vai passar as festas de fim de ano com medo. Por causa da falta de transmissões de futebol entre janeiro e abril, já que a emissora perdeu Estaduais e não tem direitos da Libertadores nem da Copa Sul-Americana, narradores e comentaristas temem demissões neste período de "escuridão".

O receio aumentou principalmente no últimos dois meses. A Globo demitiu o narrador Linhares Júnior, que trabalhava lá desde 2008; o repórter Alexandre Oliveira, que foi muito elogiado pela sua cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio na GloboNews e tinha 14 anos de empresa; e, mais recentemente, Bob Faria, titular dos jogos com times de Minas Gerais, depois de 18 anos.

Segundo apurou o Notícias da TV, o temor é maior entre narradores e comentaristas que costumam narrar partidas menos importantes da Série A do Brasileirão e são mais acionados para a Série B. São eles que fazem o grosso dos jogos de campeonatos estaduais também.

Como são profissionais que podem ser substituídos, os jornalistas entendem que seriam os primeiros na linha de fogo quando os cortes começarem a ser feitos. Quem também teme bastante as demissões são profissionais com mais de 15 anos de empresa e que têm altos salários atualmente.

Alguns desses jornalistas se alarmaram com a saída de Bob Faria. Com quase duas décadas de emissora e ganhos elevados, ele foi cortado seu dó quando a Globo precisou economizar para renovar. Internamente, já se sabe que a emissora busca uma renovação dos seus quadros em todas as áreas.

Para 2022, a Globo tem Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Campeonato Pernambucano, Copa São Paulo de Futebol Júnior e torneios de futebol da base da CBF assegurados. O Campeonato Gaúcho deve ser anunciado nas próximas semanas. O Mundial de Clubes tem a emissora como compradora prioritária, mas o negócio ainda não foi fechado com a Fifa. 

A Globo espera recuperar esse terreno em 2023. Ela promete entrar com tudo na disputa dos direitos das competições de clubes da Conmebol.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.