Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARCERIA LONGA

Globo acerta dívida com a Fifa e agrada parceira de olho na Copa de 2026

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Galvão Bueno com uma blusa e terno azul e calça marrom, nos estúdios de futebol da Globo, em uma transmissão das Eliminatórias da Copa do Mundo

Galvão Bueno em transmissão de futebol da Globo: emissora voltou a ter boa relação com a Fifa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 18/8/2021 - 7h00

A Globo e a Fifa voltaram a ter uma relação 100% saudável. A emissora renegociou o pagamento de uma dívida que tinha com a entidade para depois da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a Globo também vai exibir mais eventos esportivos da Fifa em TV aberta. O objetivo é claro: conseguir uma renovação de contrato tranquila para exibir a Copa do Mundo de 2026 no Brasil.

Em junho do ano passado, a Globo entrou com uma liminar para não pagar a parcela de 2020 do contrato pelos direitos de eventos da entidade, no valor de US$ 90 milhões (R$ 476 milhões na cotação atual). A emissora alegou que a pandemia do novo coronavírus havia diminuído sua receita financeira e inviabilizado o pagamento à época.

A Fifa tentou receber o valor imediato judicialmente no segundo semestre de 2020, mas a Justiça deu ganho de causa para a emissora. Sem ter muito o que fazer, Globo e Fifa se resolveram amigavelmente --o processo foi arquivado em março deste ano na Justiça do Rio de Janeiro.

O Notícias da TV apurou que a Globo conversou para pagar a dívida com a Fifa em parcelas nos próximos três anos, mesmo após o fim do atual contrato, que termina ao fim de 2022, com a Copa do Mundo do Catar. A Globo já pagou a parcela de 2021, em junho, sem problemas.

Mesmo que já tenha resolvido a pendência jurídica, a Globo quer agradar à Fifa. Daqui até o fim do acordo, a emissora deve mostrar na TV aberta mais eventos que estão em contrato. A lista inclui torneios de base em seleções, futsal e até mesmo futebol de areia.

A ideia é assegurar conversas tranquilas para a renovação do contrato a partir de 2023, o que irá contemplar a Copa do Mundo de 2026 --ainda não fechada para o mercado brasileiro.

Um exemplo da nova política de boa vizinhança? Na próxima sexta-feira (20), a Globo vai exibir em sua programação o jogo entre Brasil e Suíça, pela estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol de Areia. Para isso, a Sessão da Tarde e o Jornal Hoje serão encurtados na programação.

O fato surpreendeu muita gente na Globo porque, em junho, a emissora não quis mudar sua programação para mostrar a final da Liga das Nações de vôlei feminino entre Brasil e Estados Unidos --a partida aconteceu em horário igual ao que o futebol de areia vai ao ar.

Fifa e Globo são parceiras de longa data. A emissora é dona direta dos direitos das competições da entidade máxima do futebol no Brasil desde 2000. Em 2008, a Fifa se negou a vender duas Copas do Mundo para a Record por um valor maior por causa da grande cobertura e do alcance da Globo no território brasileiro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.