Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UNPRECEDENTED

Discovery entra na mente da família Trump e faz alerta para brasileiros nas eleições

DIVULGAÇÃO/DISCOVERY

Imagem de Eric, Junior, Ivanka e Donald Trump

Eric, Junior, Ivanka e Donald Trump; documentário do discovery+ entra na mente do clã Trump

A relação de Donald Trump e seus familiares com a imprensa nunca foi das melhores, mas o discovery+ conseguiu um acesso privilegiado ao ex-presidente dos Estados Unidos durante as gravações da série documental Unprecedented. Os três episódios da produção mostram a derrota do empresário nas eleições de 2020 e deixam um alerta aos brasileiros, que encontram-se às vésperas do pleito presidencial.

Em tradução livre, o nome da produção em português seria "sem precedentes". E essa é a melhor definição para a disputa vencida por Joe Biden em meio a um dos momentos críticos da pandemia da Covid-19.

Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2016 na esteira do que ocorreu com Jair Bolsonaro (PL) em 2018: ambos representavam, para uma parcela do eleitorado, uma novidade na cena eleitoral de seus respectivos países.

"Uma das coisas que acho que realmente interessou o eleitorado americano foi o fato de que meu pai tinha experiência e muito sucesso nos negócios", justifica Ivanka Trump. E, para o patriarca do clã Trump, ser presidente dos Estados Unidos causou um prejuízo bilionário:

Os negócios de que abri mão [para ser presidente] poderiam ter me rendido milhões de dólares facilmente, milhões. Tem um, em especial, que teria me rendido bilhões de dólares. Era como roubar doce de uma criança. Me custou bilhões de dólares ser presidente, e uma vida mais calma, sabe? Minha vida era muito boa, fácil.

A gestão de Trump acumulou críticas dentro e fora dos Estados Unidos, e quando chegou a hora de tentar a reeleição, o apresentador da versão norte-americana do reality show O Aprendiz usou todas as suas forças para permanecer no cargo, mas foi em vão.

Só que aceitar a derrota não era algo que Trump estava disposto a fazer. Então, ele incentivou seus apoiadores a acreditarem em uma falsa narrativa de que havia uma fraude na eleição. Um dos pontos altos desse conflito ocorreu em 6 de janeiro de 2021, quando os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, local equivalente ao Congresso brasileiro, no dia em que a vitória de Biden foi confirmada.

Cinco pessoas morreram na invasão. Os filhos de Trump não comentam o caso no documentário. Contudo, o ex-presidente classifica a tragédia como um "dia triste, mas um dia de grande raiva em nosso país".

"As pessoas foram até Washington principalmente porque estavam com raiva de uma eleição que elas acham que foi fraudada. Uma parte muito pequena, como você sabe, foi até o Capitólio, e então uma parte pequena deles entrou. Mas quero dizer que eles estavam com raiva por conta do que aconteceu na eleição. Eles são espertos, sabem e viram o que aconteceu", descreve Trump.

Assinada pelo cineasta Alex Holder, Unprecedented é perspicaz em mostrar as consequências do radicalismo na eleição norte-americana. A série não tem a pretensão de alertar os brasileiros, mas é impossível não encontrar semelhanças com a polarização da política no Brasil. Assim, mesmo sem intenção direta, a produção deixa um recado contundente para que se zele pela democracia.

Confira o trailer de Unprecedented:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.