Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONFRONTO FINAL

Debate da Globo: Horário, regras e onde assistir Lula x Bolsonaro online

RENATO PIZZUTTO/BAND

Imagem de Lula e Jair Bolsonaro no debate da Band

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no debate da Band; políticos se enfrentam ao vivo na Globo

Às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentarão ao vivo nesta sexta (28), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no debate da Globo. Mediado por William Bonner, este será o último confronto dos candidatos à presidência da República antes dos brasileiros decidirem quem será o próximo governante do país.

Além da TV aberta, o debate será transmitido também na GloboNews, g1 e Globoplay. O encontro terá duas horas de duração, com cinco blocos. Assim como no debate dos governadores, realizado ontem (27), Lula e Bolsonaro contarão com um banco de tempo para administrarem da forma que preferirem entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

Como o debate do segundo turno começará mais cedo em comparação com o do primeiro, que teve início às 22h30, a grade noturna da Globo será ajustada e, excepcionalmente, o Globo Repórter não será transmitido.

Dinâmica do debate

Com cinco blocos previstos, o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com 30 minutos cada. Bolsonaro abrirá o primeiro bloco, e Lula, o terceiro. De forma similar ao que ocorreu no debate da Band, cada candidato terá 15 minutos e administrará o tempo como quiser durante o confronto de ideias.

O segundo e o quarto blocos serão de assuntos determinados e terão duração total de 20 minutos, sendo que cada discussão temática ocorrerá no período de 10 minutos. Lula e Bolsonaro poderão escolher entre seis temas pré-determinados pela Globo.

Cada um deles terá cinco minutos livres para apresentar suas ideias e confrontar o adversário sobre o assunto escolhido. No segundo bloco, Lula começa e, no quarto, quem dá o pontapé inicial é Bolsonaro.

O quinto bloco foi reservado para as considerações finais dos políticos. Lula será o primeiro a se despedir do público e, em seguida, será a vez de Bolsonaro. As ordens foram definidas em sorteio com a presença dos representantes dos partidos.

Comentários e análises

Após o debate, na Globo, Renata Lo Prete comandará uma edição especial do Jornal da Globo, na qual entrevistará os candidatos e analisará a performance dos políticos junto com o time de comentaristas da emissora.

Na GloboNews, a Central das Eleições começará às 18h. Sob o comando de Natuza Nery, o time do canal por assinatura apresentará as informações sobre os últimos movimentos das campanhas e os bastidores do debate. Após o confronto entre Lula e Bolsonaro, o programa voltará ao ar com a repercussão das falas dos candidatos.

O g1 exibirá as entrevistas coletivas dos candidatos após o debate. Cada entrevista terá dez minutos de duração, e Lula será o primeiro a conversar com os jornalistas. Em seguida, será a vez de Bolsonaro.

Horários da programação da Globo

Para que o debate seja transmitido mais cedo, a programação noturna da Globo será ajustada nesta sexta. Confira os horários das atrações em São Paulo:

  • 18h - Mar do Sertão
  • 18h45 - SP2
  • 19h15 - Cara e Coragem
  • 20h - Jornal Nacional
  • 20h30 - Horário Eleitoral
  • 20h50 - Travessia
  • 21h30 - Debate presidencial
  • 23h30 - Jornal da Globo
  • 0h20 - Verdades Secretas 2
  • 1h20 - Conversa com Bial

Verdade ou mentira?

A equipe de checagem do projeto Fato ou Fake, do G1, conferirá se os dados apresentados pelos políticos são verdadeiros ou falsos. O trabalho será realizado durante o debate, e o conteúdo será disponibilizado no portal de notícias da Globo após o término da atração.

Quando é o segundo turno das eleições?

O segundo turno das eleições de 2022 será realizado neste domingo (30). A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe também terá a definição dos próximos governadores.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.