Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LULA X BOLSONARO

Qual horário do debate da Band hoje? Saiba como será e onde assistir online

DIVULGAÇÃO/BAND

Montagem com Lula e Jair Bolsonaro no debate da Band no primeiro turno

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL); políticos ficarão cara a cara neste domingo no debate da Band

A Band realiza neste domingo (16) o primeiro debate do segundo turno das eleições 2022 com os candidatos à Presidência da República. Durante duas horas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) ficarão cara a cara e discutirão suas propostas para o país. O encontro começará às 20h e poderá ser acompanhado em TV aberta, TV por assinatura, rádio e internet.

O evento será realizado por um pool formado por Band, Cultura, UOL e Folha de S.Paulo. O debate terá três blocos: os dois primeiros serão comandados pelos jornalistas da Band Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, e o último terá a mediação de Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da Cultura.

"Nas regras já aprovadas, com diferenças em relação aos debates estaduais, não faltam inovações e oportunidades para os candidatos finalmente e mais claramente apresentarem o que o país mais espera: soluções programáticas para os problemas da população. O debate é o momento adequado para isso, e os nossos, com as suas inovações, estão sempre abrindo novos caminhos que certamente serão também aproveitados nos primeiros debates dos próximos anos eleitorais. Tradição que se atualiza", defende Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O encontro será exibido ao vivo na TV aberta por Band e Cultura, nas rádios BandNews FM e Bandeirantes, nos canais por assinatura BandNews, Terraviva, AgroMais, Empreender e CNN Brasil, nos sites do UOL e da Folha de S.Paulo, e também no YouTube.

Como será o debate?

Nesse debate, Lula e Bolsonaro terão mais espaço para apresentarem seus posicionamentos, em comparação com os encontros do primeiro turno. No bloco inicial, cada candidato, por ordem de sorteio, terá um minuto e meio para responder a mesma pergunta feita pelos mediadores. O atual governante será o primeiro a responder.

Em seguida, começa o confronto direto entre os políticos. Cada um deles terá 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas ao oponente. Aqui, Lula dará início a discussão.

No segundo bloco, quatro jornalistas dos veículos de imprensa que organizam o debate farão perguntas programáticas para os candidatos à presidência, e ambos responderão o mesmo questionamento. O tempo da resposta será de um minuto e meio, sem comentário nem réplica. Lula responderá a primeira pergunta, Bolsonaro, a segunda, e assim sucessivamente.

No terceiro e último bloco, os políticos responderão uma pergunta programática feita por um dos jornalistas do pool. Assim como nas ocasiões anteriores, o tempo para a resposta será de um minuto e meio. Lula será o primeiro a falar.

Depois, o debate contará com um novo confronto direto, em que os políticos terão 15 minutos cada para discutirem à vontade. Novamente, Bolsonaro dará o pontapé inicial. Encerrada essa dinâmica, cada candidato terá um minuto e meio para suas considerações finais. O presidente será o primeiro a se despedir e, em seguida, será a vez do petista.

É possível assistir pela internet?

Além da transmissão na TV aberta, na TV por assinatura e nas rádios, o debate poderá ser acompanhado pelas páginas do UOL e da Folha de S.Paulo, além do canal do YouTube Band Jornalismo.

Nas plataformas digitais, a partir das 19h, será transmitida a Sala Digital. O programa especial analisará a "temperatura" da repercussão digital do evento, com os dados das buscas sobre o debate no Google e as análises dessas informações.

Pesquisa e resultado do primeiro turno

Na pesquisa Datafolha divulgada na sexta (14), Lula teve 49% dos votos totais, e Bolsonaro ficou com 44% da preferência dos entrevistados. Brancos e nulos marcaram 5%, e 1% dos participantes da pesquisa disseram que não sabem em quem vão votar ou não responderam a pergunta.

No primeiro turno das eleições, Lula teve 48,43% dos votos, e Bolsonaro ficou com 43,20% da preferência popular. Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro lugar, com 4,16% dos votos. Somados, brancos e nulos representaram 4,41% do eleitorado brasileiro.

Quando é o segundo turno das eleições?

O segundo turno das eleições de 2022 será realizado em 30 de outubro, último domingo do mês. No Brasil e no exterior, os eleitores voltarão às urnas para escolherem o próximo presidente. A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe também ocorrerá a definição, em segundo turno, dos próximos governadores.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.