ELEIÇÕES 2022
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Estúdio onde acontecerá debate já está pronto e terá lugar para assessores dos candidatos
Publicado em 29/9/2022 - 18h59
O debate entre os candidatos à presidência na Globo acontece nesta quinta (29), logo após Pantanal. William Bonner será o mediador, e o programa contará com cinco blocos. Os presidenciáveis vão se enfrentar em púlpitos de frente um para o outro no centro do palco. Eles serão posicionados em ordem alfabética de acordo com o primeiro nome --e não pelo sobrenome.
Anteriormente, a líder de audiência dividiria o encontro em quatro blocos, mas voltou atrás no início da tarde. As perguntas poderão abordar, a depender da etapa, temas livres ou um assunto definido por sorteio.
No segundo caso, Bonner será o responsável por retirar o tópico de dentro de uma urna. Todos os candidatos farão perguntas e também responderão questionamentos.
A Globo seguiu a orientação da lei eleitoral e convidou apenas os candidatos de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) confirmaram presença.
Dessa vez, a transmissão do debate terá cinco blocos. O primeiro terá tema livre, seguido do um com tema determinado por sorteio. Já o terceiro volta ao assunto livre, enquanto o quarto terá mais uma rodada com pontos sorteados. No último bloco acontecem as considerações finais.
Em relação ao tempo, serão apenas trinta segundos para cada pergunta. Quem for responder, poderá usar quanto tempo necessário para fazê-lo, desde que não passe de três minutos. O que sobrar será usado para a tréplica. Caso o candidato utilize apenas um minuto para a resposta, sobrarão dois para a tréplica; caso utilize trinta segundos, sobrarão dois minutos e trinta segundos para a fala posterior.
Por regra, a réplica terá apenas um minuto de duração. Esse tempo não terá acréscimos, mesmo que a pergunta tenha sido feita em menos do que trinta segundos.
A ordem das perguntas será determinada por sorteio. Quem perguntar poderá escolher qualquer outro candidato para a resposta, desde que o escolhido ainda não tenha respondido nada. Isso é feito para evitar que determinado político tenha mais tempo de tela que os demais.
A repórter Mariana Queiroz, da GloboNews, mostrou detalhes do estúdio no qual vai acontecer o debate. Cada candidato poderá levar para a transmissão dois assessores pessoais, que estarão posicionados à frente do palco. O grupo permanecerá sentado, levantando apenas quem for perguntar naquele momento, seguido por aquele que responderá à pergunta.
Veja detalhes da estrutura no vídeo abaixo.
Veja os bastidores do último debate presidencial, com transmissão da #GloboNews. A repórter @mariqueirozrj explica a dinâmica, quem são os participantes e revela detalhes do cenário. #CentralDasEleições
— GloboNews (@GloboNews) September 29, 2022
➡ Assista na #GloboNews - https://t.co/bFwcwLpLU9pic.twitter.com/3BMgdQQUyR
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.