Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'FÉRIAS'

Datena vai ser candidato? Band define substituto e deixa incógnita no ar

REPRODUÇÃO/SBT

Imagem de José Luiz Datena no Programa Silvio Santos

José Luiz Datena; Band prepara plano de substituição do jornalista caso ele entre na política

ERICK MATHEUS NERY e GABRIEL VAQUER

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 28/6/2022 - 13h51
Atualizado em 29/6/2022 - 11h26

Caso José Luiz Datena não desista pela quinta vez de disputar um cargo na política, a Band já conta com um plano para substituir o titular do Brasil Urgente. Nesta terça (28), a emissora confirmou que Joel Datena, apresentador dos jornais Bora SP e Bora Brasil, será o responsável pela atração vespertina enquanto o pai tira o que a empresa classificou como "férias".

No entanto, o afastamento prolonga ainda mais o mistério sobre os voos políticos do veterano. "O apresentador José Luiz Datena sai de férias a partir desta sexta-feira. Em seu lugar, Joel Datena apresentará o Brasil Urgente nesse período", afirmou a assessoria de comunicação da Band em comunicado enviado à imprensa.

Questionada pelo Notícias da TV, a emissora confirmou que Joel ficará fora dos telejornais matinais durante o afastamento do veterano. João Paulo Vergueiro substituirá Joel nos jornais Bora SP e Bora Brasil.

As férias de Datena "coincidem" com o calendário da lei eleitoral. Quinta (30) é a data limite para que pré-candidatos apareçam em emissoras de rádio e televisão.

O comunicador é pré-candidato ao Senado pelo PSC em São Paulo e conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) para integrar a chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao Governo do Estado.

Em entrevista à Folha de SP na semana passada, Datena disse que se afastaria na quarta (29). "Não vai ser meu último programa, quero fazer muitos na minha vida ainda. Mas vai ser o último dessa série", reforçou ele na ocasião. Assim, caso Datena volte ao ar após as férias, ele fica impossibilitado de concorrer ao pleito eleitoral.

Idas e vindas de Datena

Em 2018, Joel também substituiu o pai quando ele tentou concorrer a um cargo na política. Na época, Datena apresentava o dominical Agora É com Datena, mas deixou o programa por causa dos planos de disputar uma vaga ao Senado.

Assim, o show foi fatiado pela Band e originou dois novos programas: o Brasil da Gente, comandado por Netinho de Paula e focado no entretenimento; e o Agora É Domingo, sob o comando de Joel com conteúdos jornalísticos.

Contudo, essa divisão durou menos de um mês, pois Datena desistiu dos planos políticos e retornou ao programa, que voltou a ser apenas um e permaneceu como Agora É Domingo até dezembro de 2018. Em janeiro de 2019, a Band cancelou a atração por baixa audiência.

Segundo fontes da reportagem, Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, e Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes, preferem que Datena não concorra ao pleito deste ano. Além das eleições de 2018, o jornalista já havia sido sondado para a política em 2014, 2016 e 2020, mas nunca entrou em uma campanha política de fato.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.