Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AGORA É COM QUEM MESMO?

Indecisão de Datena provoca transtorno e força Band a chamar Netinho de volta

REPRODUÇÃO/BAND

José Luiz Datena no último Agora É com Datena: instabilidade do apresentador preocupa emissora - REPRODUÇÃO/BAND

José Luiz Datena no último Agora É com Datena: instabilidade do apresentador preocupa emissora

GABRIEL SOUZA e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 7/7/2018 - 15h30
Atualizado em 7/7/2018 - 16h50

A indecisão de José Luiz Datena em abandonar ou não sua candidatura ao Senado está causando pânico nos bastidores da Band. A emissora chegou a cancelar o programa Brasil da Gente, apresentado por Netinho de Paula, para colocar Datena outra vez nos domingos. No entanto, o jornalista mudou de ideia e forçou o canal a chamar o cantor de volta.

Netinho, cujo programa já havia até sido tirado da grade da emissora na internet, foi aos estúdios do Morumbi para gravar o quadro Caixa de Talentos, um concurso de calouros que teve como jurados nomes como a apresentadora Cátia Fonseca, a radialista Luka, o executivo de gravadora Hélio Leite Cosmo e o cantor Léo Maia.

A decisão foi tomada em cima da hora. A equipe do Agora É Domingo (ou Brasil da Gente, ou Agora É com Datena) chegou a produzir três roteiros diferentes. Um com o retorno de José Luiz Datena, outro com a estreia de Joel Datena no Entretenimento e outro com Netinho de Paula, que já tinha apresentado o quadro na semana anterior. No fim, optaram pela terceira opção.

Nos bastidores, a torcida era para que José Luiz Datena não gravasse o Caixa de Talentos. Diretores da Band estavam inseguros quanto à instabilidade do jornalista. E o quadro não pode deixar de ir ao ar por ter patrocínio de um banco federal, que exige sua exibição semanal.

Se Datena fizesse a gravação e mudasse novamente de opinião, impedindo a atração de ir ao ar, a emissora teria mais um prejuízo financeiro com o programa. O primeiro foi com o cancelamento de A Fuga, quadro do dominical que era patrocinado por uma marca de utensílios para o lar e que foi cancelado por baixa audiência.

Neste sábado (7), o clima na Band era tão incerto sobre o que aconteceria no domingo (8) que a emissora recorreu a uma operação de guerra. Convocou às pressas profissionais de folga para produzirem duas versões da grade dominical: uma que contaria Datena, outra sem ele.

Datena se reuniu com a direção da Band na tarde de sexta-feira (6) e comunicou sua desistência das eleições de outubro. Com isso, voltaria imediamente ao comando do programa de domingo, que na última edição foi dividido entre Netinho de Paula e Joel Datena, seu filho, que também assumiu o Brasil Urgente durante a semana.

Com o anúncio de que o jornalista voltaria ao ar, a emissora cancelou o programa de Netinho após uma única edição, para preparar o retorno de Datena. O horário deixado pelo Brasil da Gente seria ocupado por uma versão maior do Agora É Domingo, com cinco horas de duração. A apresentação da próxima edição ficaria somente ao cargo de Joel Datena, que teria sua primeira experiência fora do Jornalismo.

Notícias da TV apurou que, no final do programa, Joel chamaria seu pai para uma participação ao vivo, na qual ele anunciaria oficialmente sua desistência da candidatura para o público da Band, assim como seu retorno ao comando do Brasil Urgente já a partir desta segunda-feira (9).

Porém, na manhã deste sábado, a Band foi surpreendida com outra novidade. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, José Luiz Datena confessou que mudou de opinião outra vez. Após conversar com sua família, ele decidiu permanecer na disputa por uma cadeira do Senado. 

A declaração de Datena provocou uma corrida contra o tempo nos bastidores da emissora. Ainda sem ter sido comunicada oficialmente da desistência de Datena em retornar à TV antes da disputa eleitoral, a Band convocou profissionais que estavam de folga para produzirem versões diferentes do Agora É Domingo.

Em uma delas, os offs (textos narrados exibidos durante reportagens e quadros) do programa dominical são os gravados por José Luiz Datena na tarde de sexta-feira (6). Neste sábado (7), narradores da Band FM e Netinho de Paula _que já tinha sido comunicado de que seu programa não iria mais ao ar_ estão fazendo as locuções. 

Joel Datena, que apresentaria a íntegra do programa de domingo, viajou para Goiânia após o final do Brasil Urgente de sexta. Seu retorno era previsto apenas para a manhã de domingo (8), mas a direção da Band pediu a ele que retorne para São Paulo o quanto antes.

O Brasil Urgente, que habitualmente é ancorado por Joel Datena aos sábados, foi ao ar hoje (7) com a apresentação de Lucas Martins, repórter do jornalístico. Ao abrir o programa, ele justificou que Joel "estava de folga" e que estaria no Agora É Domingo.

José Luiz Datena foi procurado pela reportagem do Notícias da TV, mas não atendeu os telefonemas. A Band não quis se manifestar sobre o assunto. No site da emissora, a grade de domingo (8) com o retorno do Brasil da Gente foi atualizada apenas as 17h30 de sábado (7), menos de 24 horas antes de sua exibição.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.