Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Copa América não foi campeã de ibope, mas serviu para SBT divulgar seu futebol

REPRODUÇÃO/SBT

Neymar com a camisa amarela e o short azul da Seleção Brasileira. Ele tenta dominar um lançamento de bola em campo, em jogo válido pela Copa América 2021

Neymar pela Seleção Brasileira na Copa América: SBT transmite final contra Argentina com exclusividade

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2021 - 6h15

Rejeitada antes mesmo de sua realização por causa da mudança de sede às pressas e em meio a uma pandemia, a Copa América 2021 termina neste sábado (10) com saldo positivo para o SBT. A emissora adotou uma linha de "não é comigo" sobre os problemas da organização, e o torneio serviu para mostrar que seu investimento para virar uma potência no futebol é mais sério do que se imagina.

Foi o retorno do SBT para a competição depois de 32 anos, e a volta da Seleção Brasileira principal para a emissora de Silvio Santos após mais de duas décadas. Por já ter um know-how com as transmissões da Libertadores, a qualidade de narração não decepcionou. Téo José manteve qualidade, e os comentaristas Mauro Beting, Edmilson e Nadine Basttos estavam entrosados.

Também foi legal acompanhar o retorno do Amarelinho, o mascote que marcou época nos anos 1990 nos jogos do SBT. Ele foi alvo de piada dos mais revoltados no início da competição, mas suas reações eram engraçadas. Deu para dar risada, e foi uma maneira de deixar tudo mais irreverente, com mais "cara de SBT".

Sim, em repercussão e vontade do público para ver os jogos, a Copa América teve menos comentários do que a Eurocopa, que foi transmitida pela Globo no mesmo momento. Pelo clima dos jogos europeus e, principalmente, pela qualidade das partidas, é até covardia comparar as duas. E isso influencia no interesse do público pela Copa América no SBT.

Copa América perdeu 63% fora da Globo

A audiência média da competição foi de 12 pontos na Grande São Paulo. É ótimo para os padrões da emissora de Silvio Santos.A Copa América foi o maior ibope do SBT durante o período de sua disputa. E Argentina x Colômbia, na semifinal da competição, surpreendeu todo mundo e bateu a Globo.

Ao mesmo tempo, a Copa América perdeu muito público na nova emissora. Em 2019, a edição também realizada no Brasil obteve 33 pontos de média em São Paulo. É uma queda de 63%. Para a Conmebol, pouco importa: o SBT é um parceiro melhor do que a Globo na sua visão.

Durante a competição, o SBT não deu muita bola para as justificativas dos críticos de que a Copa América não deveria acontecer por causa da covid-19. Pelo contrário. No jogo de abertura, Téo José lembrou ao público que "29 jogos estrangeiros tinham acontecido no Brasil" até o início da Copa América.

SBT e Conmebol estreitam relação

Com essa estratégia, parte do público acabou aceitando até a competição e acompanhando até o fim, mesmo que por inércia. E, com a final dos sonhos entre Brasil x Argentina no fim, Conmebol e SBT conseguiram o que queriam.

A entidade sul-americana realizou a competição e ganhou dinheiro. Já a TV de Silvio Santos divulgou e mostrou que é uma nova opção de futebol. Entre trancos e barrancos, a Copa América termina de pé. E com uma final cheia de expectativa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.