Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TORCEDOR DO BRASIL

Emoji ou 'laranja Queiroz': Quem é o Amarelinho, mascote do SBT na Copa?

REPRODUÇÃO/SBT

Mascote do SBT na Copa América 2021, Amarelinho posa com um logo da emissora ao fundo

O novo Amarelinho causou estranhamento aos telespectadores nascidos nos anos 2000

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2021 - 19h00

Mascote criado pelo SBT para aparecer durante os jogos da Copa do Mundo em 1990, o Amarelinho sumiu da programação nos anos 2000, após a emissora parar de comprar os direitos de transmissão do torneio. Com a exibição da Copa América, o desenho foi resgatado e modernizado, mas telespectadores mais jovens acharam se tratar de um emoji ou até mesmo de uma laranja em "homenagem" a Fabrício Queiroz.

Com formato de uma carismática bolinha, o Amarelinho foi idealizado como um mascote que reproduziria todos os sentimentos do torcedor. Então, ele vibrava com gols da Seleção Brasileira, chorava quando o adversário marcava e também lamentava bolas na trave, chances perdidas, além de ficar tenso juntamente com o telespectador. 

Com o passar do tempo, o mascote foi atualizado, ganhando versões em que usava boné e até tocava uma vuvuzela. Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, o personagem ganhou um rival: o Vermelhinho, que em contraponto vibrava quando a equipe concorrente marcava um gol contra o time do Brasil.

O Amarelinho foi usado na tela do SBT também nas transmissões dos Jogos Olímpicos da Espanha, em 1992; de Atlanta, em 1996; em vinhetas e comerciais da Copa do Mundo da França, em 1998; e até em corridas da Fórmula Indy vencidas por brasileiros. 

O SBT não renovou o registro do desenho após a Copa do Mundo de 1998, e o mascote carismático sumiu das transmissões. Em 2012, a Globo lançou sua versão de mascote, o Globolinha, mas só o usou naquele torneio realizado no Japão.

O novo Amarelinho

Com a compra da Copa América neste ano, a emissora da família Abravanel registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) o nome e visual do novo Amarelinho. 

O mascote voltou ao ar oficialmente no último domingo (13) e causou estranhamento. Para quem não assistiu aos jogos das Copas dos anos 1990 pelo SBT --ou mesmo aqueles que não eram nascidos--, foi difícil associar quem era o "emoji" que aparecia durante a partida entre Brasil e Venezuela.

Nas redes sociais, foram feitas comparações entre a bolinha e emojis, que são símbolos de rostos com expressão usados nas redes sociais, e até mesmo piadas dizendo que o mascote alaranjado era uma homenagem a Fabrício Queiroz, acusado de ter sido um "laranja" em esquema de corrupção que envolveria a família do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (17), às 21h, Brasil e Peru se enfrentampela segunda rodada da Copa América 2021. A partida vai passar no SBT na TV aberta, e na ESPN Brasil para assistir na TV por assinatura ou online. A competição não terá transmissão nas plataformas do Grupo Globo, que exibe as partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.