COPA AMÉRICA
REPRODUÇÃO/SBT
Neymar pela seleção brasileira na Copa América: jogos aumentam audiência do SBT
O SBT tem o que comemorar com os números registrados nas transmissões das partidas da seleção brasileira na primeira fase da Copa América. Com quatro jogos do time comandado pelo técnico Tite, a emissora de Silvio Santos aumentou em 85% sua média de audiência nos horários em que as disputas foram exibidas. Os confrontos tiveram mais audiência do que os jogos da Libertadores, também exibidos pelo SBT. Mas quem perdeu de fato foi a competição sul-americana.
Em comparação à Copa América realizada no Brasil em 2019, com transmissão da Globo, a competição de seleções perdeu cerca de 60% do seu alcance de público. Para a Conmebol, sem problema: a relação com o SBT segue muito boa.
Segundo dados exclusivos obtidos pelo Notícias da TV, com quatro transmissões, o SBT obteve média de 13 pontos de audiência na Grande São Paulo. O maior índice foi na estreia da seleção contra a Venezuela, no dia 13 de junho --a vitória do Brasil marcou 14 pontos. Os jogos seguintes contra Peru e Colômbia alcançaram 13 pontos. O último jogo desta fase, contra o Equador, obteve 11 pontos.
Antes das transmissões dos jogos, a média anterior do SBT nas faixas horárias em que foram exibidos era de 7 pontos. Ou seja, a TV de Silvio Santos praticamente dobrou seus números e elevou o alcance de telespectadores em 85%. Na partida contra a Colômbia, o SBT chegou a liderar os números em São Paulo durante alguns minutos ao vencer o programa Mestre do Sabor, da Globo.
Mais do que a elevação na principal metrópole de interesse ao mercado publicitário, o SBT conseguiu liderar em diversas regiões do país. Em pelo menos quatro capitais, houve ao menos uma vitória contra a Globo: Recife, Salvador, Goiânia e Brasília.
Como já era de se esperar, sem a Globo, a competição de seleções perdeu audiência. Em 2019, numa edição também realizada no Brasil e com jogos da seleção e da Argentina em TV aberta, a Globo marcou 33 pontos de média na Grande São Paulo. É uma queda de 60% em relação ao que o SBT marcou neste ano.
Até 2019, a menor audiência de um jogo de Copa América que envolveu a seleção brasileira havia sido em 2011, com Brasil x Paraguai exibido em 9 de julho daquele ano. A partida cravou 20 pontos na capital paulista. Portanto, todos os jogos que o SBT transmitiu marcaram menos audiência do que a menor média histórica da Globo.
As partidas da seleção brasileira na primeira fase da Copa América também conseguiram mais ibope do que os jogos da Libertadores mostrados pelo SBT. Em 2021, a fase de grupos da Libertadores marcou 8,5 pontos em SP --ou seja, a seleção brasileira conseguiu 52% mais audiência do que clubes.
Para a Conmebol, o trabalho do SBT é bem feito. A coluna apurou que executivos da entidade máxima do futebol sul-americano está gostando das transmissões e dos bons números obtidos. A expectativa é de que os números subam ainda mais durante a fase de mata-mata, com as semifinais e finais.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.