PEGADINHA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
William Bonner na bancada do Jornal Nacional; apresentador foi criticado por criar suspense nas redes sociais
William Bonner decepcionou seus fãs após promover um enorme clima de mistério nas redes sociais a respeito de um anúncio bombástico que ele prometia fazer no Jornal Nacional desta quinta-feira (10). Muitos acreditavam que ele anunciaria sua aposentadoria ou até mesmo o impeachment de Jair Bolsonaro. Mas todo o suspense era apenas uma campanha institucional da Globo.
Se a ideia da estratégia de Bonner era levantar a audiência, não deu resultado. Segundo dados prévios do Ibope, o Jornal Nacional registrou 25,0 pontos, abaixo dos 25,3 anotados na quinta anterior (3). No mesmo horário, a Record teve 11,3, e o SBT 5,9.
O apresentador fez quatro publicações em seu perfil no Instagram, a primeira por volta das 10h, dizendo que haveria um momento especial no JN. Por volta das 11h, divulgou um vídeo, dando informações pouco relevantes, apenas para ampliar a curiosidade de seus mais de 2 milhões de seguidores.
Às 15h, lançou outro vídeo, gravado diretamente de sua sala na Globo, mostrando prêmios que conquistou ao longo da carreira. Foi neste momento que muitos começaram a especular que Bonner estava prestes a anunciar sua saída do maior noticiário do país.
Ele se deu conta de que os palpites estavam caminhando em outra direção, e voltou, poucos minutos antes de o JN ir ao ar, com um novo vídeo, afirmando que se tratava de uma iniciativa da Globo.
No Twitter, o clima de apreensão era grande, e muitos internautas esperavam algo bombástico no noticiário. Mas receberam um balde de água fria ao assistirem ao noticiário e descobrirem que a tal iniciativa era a exibição dos bastidores do trabalho dos jornalistas ao longo da programação da Globo. As críticas foram intensas:
O Brasil depois de saber da notícia tão esperada do William Bonner. #JornalNacionalpic.twitter.com/MOYtqa3qrH
— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) June 11, 2021
EU VOU SOCAR O WILLIAM BONNER,É SÉRIO MANO #JornalNacional
— Izabelle Freitas (@Izabell50777927) June 11, 2021
Bonner vai abrir o WhatsApp ao vivo no jornal, Brasillllllllllll#JornalNacional#JNpic.twitter.com/sn9XWBuGDY
— Arthur (@Arthur_deolino) June 11, 2021
Não acredito que era para ouvir isso q eu estava morrendo de curiosidade #JornalNacional
— Jordana (@jordana_vanco) June 11, 2021
Esse é o tal do anúncio, William Bonner??? O por trás da vida de um jornalista??? #JornalNacional#JN
— Eu (@LineTweetz) June 11, 2021
Me senti muito trouxa esperando a tal fofoca,Bonner #JornalNacional
— Diamante cor de rosa 💎 🌎 (@Carolinaroitman) June 11, 2021
O suspense exagerado de William Bonner para o anúncio de uma campanha institucional fez muitos telespectadores se sentirem enganados pelo apresentador. Sua atitude pode ser considerada um "clickbait", termo usado no jornalismo digital quando um veículo promete uma informação no título da notícia, mas entrega um conteúdo muito menos interessante e relevante.
A ação de Bonner foi mal vista sobretudo pelo fato de o Jornal Nacional estar em crise. Desde a estreia da reprise de Império, que não engrenou e virou uma dor de cabeça para a emissora no horário nobre, o noticiário tem visto sua audiência desabar.
Na última semana, de 31 de maio a 5 de junho, o telejornal teve média semanal de apenas 24,4 pontos na Grande São Paulo. Entre 15 e 20 de março, na semana do retorno dos capítulos inéditos de Amor de Mãe, o noticiário havia registrado 29,9 pontos.
Em 2 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, o JN marcou apenas 21,5 pontos, seu pior desempenho em todo o ano --inclusive consideradas as edições de sábado, que normalmente têm menos público.
Assista aos vídeos da nova campanha institucional da Globo:
A partir desta quinta-feira (10), nos intervalos da programação, a Globo vai dividir com você alguns momentos da intimidade de nós, jornalistas. Você vai ouvir mensagens de áudio de celular que nós trocamos com parentes nossos, com as nossas famílias. pic.twitter.com/prMjoZjbAQ
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 11, 2021
Desde o início da pandemia, nós, jornalistas, nunca deixamos de trabalhar. Conheça alguns dos profissionais da redação do #JN. pic.twitter.com/TjFcgb7XCQ
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 11, 2021
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.