SOBE E DESCE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Novela sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), Império fez a audiência da Globo cair
Publicado em 9/6/2021 - 7h15
Atualizado em 9/6/2021 - 14h49
Tradicionalmente o programa mais visto da televisão brasileira, a novela das nove não passa por uma boa fase na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. Escalada para a Globo ter tempo de produzir a inédita Um Lugar Ao Sol durante a pandemia, a reprise de Império virou uma dor de cabeça para a emissora e tem perdido cada vez mais ibope. Para piorar, parte dessa audiência do horário nobre migrou para a Record.
A trama escrita por Aguinaldo Silva está com média de 27,2 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice de A Lei do Amor (2016), o segundo maior fracasso da faixa na história. As duas só não são piores do que Babilônia (2015), que chegou ao fim com 25,4 de média.
Na comparação com A Força do Querer (29,9 de média) e Fina Estampa (33,6 de média), as outras duas reprises exibidas desde o início das restrições impostas pela pandemia, o desempenho de Império está bem abaixo da média. Na semana de 31 de maio, o folhetim registrou apenas 25,1 pontos, o pior desempenho de uma novela das nove desde dezembro de 2019.
Ao contrário de outros fracassos de audiência, dessa vez a Globo não pode fazer mudanças no roteiro, por se tratar de uma reprise, e ainda tende a reduzir os cortes. Para evitar uma outra reapresentação, a emissora deve deixar a trama sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) no ar até outubro, para só então colocar no ar a inédita Um Lugar ao Sol.
Um Lugar ao Sol ficou com as gravações paralisadas durante mais de um mês, quando a empresa optou por interromper os trabalhos nos estúdios por conta dos números elevados de mortes e infecções pela Covid-19, em março deste ano. A expectativa é que as gravações sejam finalizadas em setembro.
Ou seja, a Globo terá uma dor de cabeça pelos próximos quatro meses, já que o desempenho de Império prejudica os programas do horário nobre como um todo. De 3 de maio até 4 de junho, o Jornal Nacional fechou com 26,1 pontos de média, 10,9% a menos na comparação com as cinco semanas do período de 1º de março a 2 de abril.
A novela das sete, um dos três programas mais vistos da TV, também perdeu público, com uma queda de 27,6 para 25,6 pontos de média nessa comparação. Já a faixa das nove caiu 16,2%: de 32,1 de média de Amor de Mãe entre março e abril, para 26,9 pontos de Império no último mês.
Com isso, quem se deu bem foi a Record. Todas as três atrações da emissora que concorrem contra Salve-se Quem Puder, Jornal Nacional e Império cresceram, com destaque para Topíssima, exibida na mesma faixa da novela das nove da Globo. O folhetim da emissora de Edir Macedo teve um ganho de 29% de ibope na Grande São Paulo.
Assista abaixo ao vídeo com números e uma análise sobre a situação da trama escrita por Aguinaldo Silva, que virou dor de cabeça para a Globo:
Confira abaixo os dados do levantamento feito pelo Notícias da TV. Não são considerados os sábados, já que as tramas da Record são exibidas entre segunda e sexta-feira:
Novela das sete da Globo
Jornal Nacional
Novela das nove da Globo
Jornal da Record
Gênesis
Topíssima
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alexandre Nero
Audiências
Audiências das Novelas
Globo
Império
Jornal Nacional
Novela das Nove
Record
Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro
Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.