Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOBE E DESCE

Império vira dor de cabeça para a Globo, e Record cresce no horário nobre

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O comendador José Alfredo (Alexandre Nero) com as mãos em sinal de oração em cena de Império

Novela sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), Império fez a audiência da Globo cair

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 9/6/2021 - 7h15
Atualizado em 9/6/2021 - 14h49

Tradicionalmente o programa mais visto da televisão brasileira, a novela das nove não passa por uma boa fase na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. Escalada para a Globo ter tempo de produzir a inédita Um Lugar Ao Sol durante a pandemia, a reprise de Império virou uma dor de cabeça para a emissora e tem perdido cada vez mais ibope. Para piorar, parte dessa audiência do horário nobre migrou para a Record.

A trama escrita por Aguinaldo Silva está com média de 27,2 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice de A Lei do Amor (2016), o segundo maior fracasso da faixa na história. As duas só não são piores do que Babilônia (2015), que chegou ao fim com 25,4 de média.

Na comparação com A Força do Querer (29,9 de média) e Fina Estampa (33,6 de média), as outras duas reprises exibidas desde o início das restrições impostas pela pandemia, o desempenho de Império está bem abaixo da média. Na semana de 31 de maio, o folhetim registrou apenas 25,1 pontos, o pior desempenho de uma novela das nove desde dezembro de 2019.

Ao contrário de outros fracassos de audiência, dessa vez a Globo não pode fazer mudanças no roteiro, por se tratar de uma reprise, e ainda tende a reduzir os cortes. Para evitar uma outra reapresentação, a emissora deve deixar a trama sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) no ar até outubro, para só então colocar no ar a inédita Um Lugar ao Sol.

Um Lugar ao Sol ficou com as gravações paralisadas durante mais de um mês, quando a empresa optou por interromper os trabalhos nos estúdios por conta dos números elevados de mortes e infecções pela Covid-19, em março deste ano. A expectativa é que as gravações sejam finalizadas em setembro.

Ou seja, a Globo terá uma dor de cabeça pelos próximos quatro meses, já que o desempenho de Império prejudica os programas do horário nobre como um todo. De 3 de maio até 4 de junho, o Jornal Nacional fechou com 26,1 pontos de média, 10,9% a menos na comparação com as cinco semanas do período de 1º de março a 2 de abril.

A novela das sete, um dos três programas mais vistos da TV, também perdeu público, com uma queda de 27,6 para 25,6 pontos de média nessa comparação. Já a faixa das nove caiu 16,2%: de 32,1 de média de Amor de Mãe entre março e abril, para 26,9 pontos de Império no último mês.

Com isso, quem se deu bem foi a Record. Todas as três atrações da emissora que concorrem contra Salve-se Quem Puder, Jornal Nacional e Império cresceram, com destaque para Topíssima, exibida na mesma faixa da novela das nove da Globo. O folhetim da emissora de Edir Macedo teve um ganho de 29% de ibope na Grande São Paulo.

Assista abaixo ao vídeo com números e uma análise sobre a situação da trama escrita por Aguinaldo Silva, que virou dor de cabeça para a Globo:

Confira abaixo os dados do levantamento feito pelo Notícias da TV. Não são considerados os sábados, já que as tramas da Record são exibidas entre segunda e sexta-feira:

Novela das sete da Globo

  • De 1º/3 a 2/4 (Haja Coração e Salve-se Quem Puder): 27,6 de média
  • De 3/5 a 4/6: 25,6 de média
  • Caiu 8,2%

Jornal Nacional

  • De 1º/3 a 2/4: 29,3 de média
  • De 3/5 a 4/6: 26,1 de média
  • Caiu 10,9%

Novela das nove da Globo

  • de 1º/3 a 2/4 (Amor de Mãe): 32,1 de média
  • De 3/5 a 4/6 (Império): 26,9 de média
  • Caiu 16,2%

Jornal da Record

  • De 1º/3 a 2/4: 9,4 de média
  • De 3/5 a 4/6: 9,6 de média
  • Estável

Gênesis

  • De 1º/3 a 2/4: 11,8 de média
  • De 3/5 a 4/6: 12,5 de média
  • Cresceu 5,9%

Topíssima

  • De 1º/3 a 2/4: 6,2 de média
  • De 3/5 a 4/6: 8,0 de média
  • Cresceu 29%

Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro

Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.