Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro é sorteado para abrir sabatinas do JN; Globo se prepara para recusa

JOÃO COTTA/GLOBO

Imagem de Jair Bolsonaro, William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional

Jair Bolsonaro, William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio do Jornal Nacional, em 2018

Jair Bolsonaro (PL) foi sorteado para abrir as entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos à Presidência. A sabatina com o atual presidente está programada para 22 de agosto. No entanto, a Globo já se prepara para alterar o cronograma caso o político recuse o convite, assim como ele fez em ocasiões anteriores.

Neste ano, as entrevistas terão duração de 40 minutos e serão conduzidas por William Bonner e Renata Vasconcellos. Pelo cronograma sorteado nesta segunda, Bolsonaro será sabatinado no dia 22, uma segunda; André Janones (Avante) na terça (23); Ciro Gomes (PDT) na quarta (24); Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta (25); e Simone Tebet (MDB) na sexta (26).

Além de uma possível ausência de Bolsonaro, a equipe do Jornal Nacional também trabalha com um rearranjo nas datas caso Janones desista de concorrer à Presidência.

De acordo com as informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a Globo pediu para que os candidatos respondam aos convites até quinta (4). No entanto, o presidente ainda avalia se participará da atração.

Nas últimas semanas, Bolsonaro e Lula faltaram as entrevistas promovidas pelo G1, com a jornalista Renata Lo Prete, e pela GloboNews, no Central das Eleições. No programa do canal por assinatura, a jornalista Natuza Nery criticou as ausências dos candidatos.

"Quando um candidato opta por não participar de uma entrevista, deixa de oferecer a você, eleitora e eleitor, o que é essencial em uma democracia: a informação. A nós, jornalistas profissionais, cabe fazer perguntas com isenção, com independência, que interessam ao público, para que ele possa se preparar para o momento do voto", disse Natuza na abertura das sabatinas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.