MEMÓRIA DA TV
REPRODUÇÃO
Benedito Ruy Barbosa é o criador de Pantanal, novela exibida originalmente pela Manchete em 1990
Publicado em 27/3/2022 - 6h30
Além de ter participado da primeira versão de Pantanal, quando viveu o peão Tibério, Sérgio Reis teve papel fundamental para que a novela fosse criada. Benedito Ruy Barbosa, autor da trama que ganha remake a partir desta segunda (28), na Globo, teve a ideia de escrever a história na pousada do cantor, Pouso da Garça, localizada justamente naquela região.
Isso aconteceu em 1983, após o término das gravações da primeira versão de Paraíso, uma das inúmeras novelas das seis que Barbosa escreveu para a Globo. Reis participou da produção e chamou o autor para descansar em sua propriedade.
"Convidei Benedito para passar uns dias descansando na minha pousada e ele ficou maravilhado com o Pantanal. A história toda foi escrita como se a fazenda de José Leôncio fosse no meu hotel, e muitas cenas são filmadas lá, como o ninho das cobras, por exemplo", explicou o artista em entrevista ao jornal O Dia de 15 de abril de 1990.
Além da pousada, Sérgio Reis, que tinha 49 anos na época, contava com uma fazenda em Campo Grande (MS). Na mesma conversa, ele contou que gostava de atuar, mas que ganhava em um mês como cantor o equivalente a dez anos de gravações na TV.
"Quando sou convidado para uma novela rural, que tem tudo a ver comigo, tenho mais é que aceitar, mesmo sabendo que não é um bom negócio para mim financeiramente", explicou.
Depois de criar Pantanal, Barbosa tentou emplacar a novela mais de uma vez na grade da Globo, mas sempre ouvia resposta negativa. O autor também bateu na porta do SBT, onde fora recebido por Silvio Santos.
O animador até teria gostado da ideia, mas acabou preferindo fazer Cortina de Vidro, produzida de forma independente e com custos muito menores. No entanto, a audiência foi pífia.
O novelista acabou sendo chamado por Jayme Monjardim para ingressar na Manchete (1983-1999), emissora que prometeu produzir Pantanal no horário nobre.
"Para convencer Benedito, eu disse: 'Produzo a sua novela no Pantanal, exibo no horário nobre e você vem para a Manchete'", recordou o diretor da versão original da trama no livro Biografia da Televisão Brasileira (R$ 90,91, 928 págs., Matrix).
Sem imaginar no que se transformaria a produção, a Globo liberou Benedito sem maiores dificuldades. Exibida entre 27 de março e 10 de dezembro de 1990, Pantanal aterrorizou a Globo, revelou e resgatou inúmeros talentos, teve fila de anunciantes e ficou marcada na história da televisão brasileira. A Manchete, no entanto, acabou saindo do ar em 1999.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.