Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI TER SEGUNDO TURNO

Apuração Lula x Bolsonaro causa apreensão e rivalidade entre eleitores: 'Virada'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com Lula e Bolsonaro após votarem neste domingo (2)

Lula e Bolsonaro após votarem neste domingo (2): os dois candidatos vão disputar segundo turno

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 2/10/2022 - 21h40

A disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) pelo cargo de presidente da República causou apreensão entre os eleitores na noite deste domingo (2), com alternância entre eles na primeira colocação, porcentagem por vezes apertada e confirmação de segundo turno.

Logo no início da apuração, pouco depois das 17h (horário de Brasília), o candidato petista saiu na frente com a contabilização de votos registrados no exterior ao longo do dia --o número, no entanto, representava apenas 0,09% do total.

Com os registros das primeiras urnas nos Estados brasileiros, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicava uma disparada de Bolsonaro, que chegou a se aproximar dos 50% em determinado momento, com Lula abaixo dos 45%.

A vantagem aconteceu porque as regiões Sul e Centro-Oeste eram as mais avançadas na apuração --o atual presidente venceu com folga nesses locais.

Comentarista da Jovem Pan com viés conservador e bolsonarista, Rodrigo Constantino fez um tuíte repercutindo os números iniciais. "0,65% das urnas apuradas ainda é muito incipiente, mas vale lembrar que as 'pesquisas' entrevistam cerca de 2 mil pessoas, ou seja, 0,001% dos eleitores. O favoritismo todo lulista vai se mostrando uma ilusão dos bandidos!", escreveu.

Com o prosseguimento da contagem de votos e a contabilização dos Estados do Nordeste, além de Minas Gerais, por exemplo, o cenário mudou. Por volta das 20h, três horas após o início da apuração, Lula voltou a passar Bolsonaro.

"Virou, Brasil. Vão tomar no cu, bolsonaristas", escreveu Felipe Neto, apoiador de Lula na atual campanha. O influenciador já havia dito: "Nordeste, salve o Brasil".

Márcia Sensitiva e pesquisas

Até mesmo a sensitiva Márcia Fernandes virou alvo das cobranças de eleitores durante o processo de apuração. Em dezembro de 2021, durante uma entrevista para Leda Nagle, ela disse: "Quem vence, pela situação astrológica, é o Lula na cabeça em primeiro turno".

O ator e diretor Ricardo Rathsam brincou com a situação no Twitter. "Ipec e Datafolha errarem até me conformo, mas a Márcia Sensitiva, não!".

A porcentagem final de Lula não chegou a ficar distante do que as últimas pesquisas indicaram, mas nenhum dos principais institutos conseguiu captar o número obtido por Jair Bolsonaro. No sábado (1º), o Ipec indicava o petista com 51%, e o atual chefe do Executivo com 37%, enquanto o Datafolha registrou 50% x 36%.

Pouco antes das 20h30, Renata Lo Prete chegou a comentar o cenário da eleição na Globo:

É interessante observar como eleição é dinâmica e como a história da eleição vai se reescrevendo durante a apuração. Nós entramos no dia da eleição com um grande suspense, que era se ia ou não haver segundo turno. A cada minuto que passa, fica claro que deve haver segundo turno. Só agora, com a apuração mais avançada, o ex-presidente Lula está aparecendo à frente do presidente Bolsonaro. Isso significa que, em havendo segundo turno, a distância entre eles deve ser menor do que o inicialmente imaginado.

William Bonner, que estava com Renata no estúdio, complementou: "Haverá disputa intensa pelo segundo turno, certamente". O segundo turno presidencial foi confirmado por volta das 21h30, com mais de 97% das urnas apuradas: Lula registrava 47,92% dos votos válidos, enquanto seu rival tinha 43,64%.

Veja tuítes abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.