Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA ELEITORAL

JN atiça rixa entre Lula e Bolsonaro; eleitores entram em guerra por ibope

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Lula com uma camisa azul e terno cinza; Bolsonaro com uma blusa azul

Lula e Bolsonaro: sabatinas no Jornal Nacional já causam guerra entre eleitores na internet

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 18/8/2022 - 6h35

As entrevistas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional, marcadas para a próxima semana, já estão atiçando a base mais pesada dos dois líderes nas pesquisas presidenciais. Desde a última quarta-feira (17), lideranças dos dois lados pediram para os apoiadores divulgarem massivamente a data em que seu candidato estará na bancada com William Bonner e Renata Vasconcellos.

O pedido é que se divulgue desde já para alcançar o objetivo: cada um de seu lado quer dar mais audiência que o rival. Um grande ibope é visto como um termômetro para as eleições, já que ir bem na série de entrevistas no principal telejornal do país é uma sinal de prestígio.

O Notícias da TV teve acesso ao pedido de divulgação dos dois lados. No caso de Lula, seus apoiadores têm postado no Stories uma mensagem mais simples. Mais do que vencer Bolsonaro, os lulistas desejam alcançar um recorde de audiência para o Jornal Nacional neste ano. 

"Quinta-feira, dia 25, tem entrevista do Lula no Jornal Nacional. Vamos levantar a maior audiência do Jornal Nacional de todos os tempos. Divulguem, para que o impacto seja grande!", pedem líderes e apoiadores do PT (Partido dos Trabalhadores). Além do WhatsApp, a imagem também é postada no Instagram e no Twiter. 

No caso de bolsonaristas, o pedido é meio dúbio e solicita que todos liguem na emissora na hora que Bolsonaro entrar no ar, mas que não fiquem após o final da entrevista ou mudem para não ver a novela Pantanal, atração exibida logo a seguir. 

"Eu aprovo a ideia: durante a fala do presidente Bolsonaro, dia 22,  todos nós ligarmos a TV no Jornal Nacional e assim que terminar a fala, nós desligamos. A Globo vai ver sua audiência alta como há muitos anos não via. E em seguida vai despencar de novo", diz o pedido. 

O calendário das entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos à presidência da República ficou assim:

  • 22/8 (segunda) - Jair Bolsonaro (PL)
  • 23/8 (terça) - Ciro Gomes (PDT)
  • 25/8 (quinta) - Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26/8 (sexta) - Simone Tebet (MDB)

As entrevistas terão 40 minutos de duração e, após a transmissão ao vivo, estarão disponíveis na íntegra no Globoplay.

Bolsonaro e Lula haviam recusado os dois últimos convites da Globo para as sabatinas: em junho, com a jornalista Renata Lo Prete no podcast O Assunto; e em julho, no Central das Eleições, da GloboNews.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.