VOTAÇÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) concorrem ao cargo de presidente em 2022
As pesquisas de boca de urna para presidente da República e governador não foram feitas neste domingo (2). A mudança no levantamento da apuração aconteceu por conta dos altos custos do levantamento e da alteração no horário na votação ao redor do Brasil.
Pela primeira vez, nas eleições 2022, o horário da votação foi padronizado em todo o país. Dessa forma, não foi necessário aguardar até às 19h para saber os primeiros números sobre a disputa presidencial. Os números começaram a sair pouco depois das 17h.
A pesquisa boca de urna era feita na porta de seções eleitorais no dia da votação e divulgado no momento que o pleito era encerrado. O levantamento, no entanto, é considerado caro, trabalhoso e com pouco tempo de vida útil, já que logo depois o resultado oficial já começava a aparecer.
O Ipec (antigo Ibope) foi a única empresa a fazer a boca de urna no 1º turno de 2018: foram entrevistadas 30 mil pessoas, e o custo total da pesquisa foi de R$ 347 mil, pagos pelo próprio instituto, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A Justiça Eleitoral conta com o aplicativo Resultados, disponível para os dispositivos Android e iOS, que atualiza em tempo real os votos de todas as regiões do país.
Além da eleição para presidente da República, os brasileiros também votarão para governador, senador, deputado federal e estadual/distrital. O UOL também mostra os resultados em tempo real.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.