AGORA VAI?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Elaine Bast como repórter da Globo: jornalista gravou pilotos e pode ir para a Jovem Pan
Quase um ano depois de pedir demissão da Globo, Elaine Bast fez teste para realizar seu sonho de ser apresentadora na Jovem Pan. A versão televisiva da rede de rádios pretende fazer mudanças na programação e busca nomes com credibilidade no mercado. A jornalista foi correspondente nos Estados Unidos e contratada da líder de audiência durante 23 anos.
Segundo apurou o Notícias da TV, Elaine gravou três pilotos entre 28 de fevereiro e 2 de março. O trabalho foi realizado nos estúdios do canal de notícias, na Avenida Paulista, em São Paulo. A princípio, a ideia é testar a jornalista em um programa vespertino, para reforçar a concorrência com a GloboNews e a CNN Brasil.
Procurada para falar dos pilotos que gravou na Jovem Pan, Elaine Bast não se pronunciou. A Jovem Pan também preferiu não comentar.
A jornalista foi escolhida para o teste porque tem experiência e fontes no meio político e, principalmente, econômico. Seu desempenho nos pilotos foi considerado satisfatório por quem acompanhou os trabalhos.
No entanto, uma possível contratação depende não apenas de aprovação interna, mas também de captação de patrocinadores para custear o contrato. Além de fazer os testes, Elaine Bast participou do matinal Morning Show como convidada duas vezes nas últimas semanas.
Com o intuito de deixar no passado a pecha de TV de extrema-direita --conquistada durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022)--, a Jovem Pan deseja reformular a programação com nomes de credibilidade no mercado. A ideia é lançar novidades ainda no mês de abril.
Caso seja aprovada e contratada, Elaine Bast vai realizar um desejo que tem desde que voltou ao Brasil, em 2016. Seu pedido de demissão da Globo se deu justamente pela falta de oportunidades na emissora mesmo com bagagem internacional. Ela queria ser apresentadora e esperava esse convite após o retorno ao país, o que não aconteceu.
A jornalista se sentia apagada na programação e raramente conseguia emplacar reportagens no Jornal Nacional --ela aparecia também no local SP2 e no Jornal da Globo.
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero e em Economia pela Universidade de São Paulo, Elaine tinha a intenção de emplacar algum projeto voltado à economia popular. Ao Notícias da TV, na época de sua saída, ela confirmou que apresentou a ideia para a emissora, que a recusou.
"Pedir demissão não foi uma decisão de um dia pra outro. Estava amadurecendo havia dois anos, desde que meu projeto de economia popular foi recusado, e oito meses depois apareceu com outro repórter do local. Não foi uma decisão impulsiva", afirmou.
Na Globo, Elaine Bast teve passagens pelo Bom Dia Brasil, fez reportagens para o Jornal da Globo e para o Fantástico. Em 2007, além dos vários telejornais da casa, a jornalista passou a comandar o Mundo S/A, na GloboNews. Como suplente, comandou o Conta Corrente --antes de ser enviada aos Estados Unidos, em 2011.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.