JORNALISMO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Elaine Bast durante link no SP2 na quarta-feira (18); repórter pediu demissão da emissora
GABRIEL VAQUER E GABRIELA RODRIGUES
Publicado em 20/5/2022 - 19h25
Atualizado em 20/5/2022 - 19h53
Elaine Bast pediu demissão da Globo nesta sexta-feira (20). Ex-correspondente e repórter do Jornal Nacional, ela estava na empresa havia 23 anos e era especialista em assuntos de economia. A jornalista quis sair da emissora por se sentir "desprestigiada", sobretudo nos últimos dois anos.
A informação foi antecipada pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL, e confirmada pelo Notícias da TV. Assim como Michelle Barros, que anunciou seu desligamento após 12 anos de casa na semana passada, Elaine não via perspectiva de crescimento.
Ela, que foi correspondente em Nova York entre 2011 e 2016, achava injusto não ter a mesma chance de ocupar outros espaços na emissora. A jornalista se sentia apagada na programação e raramente conseguia emplacar reportagens no Jornal Nacional --ela aparecia também no local SP2 e no Jornal da Globo.
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero e em Economia pela Universidade de São Paulo, Elaine tinha a intenção de emplacar algum projeto voltado à economia popular. Apesar da paixão pelos números, antes de entrar na Globo, a jornalista trabalhou no jornal Gazeta Mercantil escrevendo sobre política e cultura.
Já na atual emissora, ela teve passagens pelo Bom Dia Brasil, fez reportagens para o Jornal da Globo e para o Fantástico. Em 2007, além dos vários telejornais da casa, Elaine passou a comandar o Mundo S/A, na GloboNews. Como suplente, comandou o Conta Corrente.
Como correspondente em Nova York, a jornalista enfrentou grandes desafios com coberturas internacionais. Uma das mais marcantes, segundo ela, foi a cobertura da entrega do Oscar. "Foi a primeira vez que eu vim ao tapete vermelho, para mim, foi uma emoção muito grande porque eu sempre via a cerimônia pela televisão", confessou ela durante a transmissão, em 2014.
Procurada pela reportagem, a jornalista não se pronunciou sobre o assunto até a publicação deste texto. A Globo também ainda não se manifestou sobre a demissão.
A demissão de Elaine Bast veio apenas uma semana após o desligamento de Michele Barros, principal âncora substituta da Globo em São Paulo. A saída da apresentadora de 42 anos aconteceu duas semanas depois de a empresa preferir colocar José Roberto Burnier, que estava na GloboNews, como titular do SP2 no lugar do dispensado Carlos Tramontina.
Michele também estava insatisfeita por não ter recebido reconhecimento mais uma vez, por isso, achou melhor encerrar seu vínculo. Em seu texto de despedida, publicado no Instagram, a apresentadora substituta escreveu que aprendeu como repórter na rua durante 12 anos, mas "sabia o que queria":
A rua me deu casca, talento para improvisar, habilidade em passar de um tema para outro rapidamente, deu-me sensibilidade, empatia, ajudou-me a amadurecer. Mas eu sabia o que queria. Há sete anos, passei a substituir os apresentadores nos telejornais de São Paulo. Estive em todas as bancadas de Sampa. Aprendi com um time de primeira, inspirei-me, evoluí! Vocês me deixaram à vontade para opinar, ser dura quando tem que ser, ser sorridente quando o momento pede --tal qual a vida.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.