Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COM LUCIANO HANG

Após boicote à Globo, Havan compra anúncio de R$ 1,3 milhão no Fantástico

DIVULGAÇÃO/HAVAN

O empresário Luciano Hang em vídeo gravado em uma loja Havan; ele está de terno verde e amarelo

O empresário Luciano Hang em campanha publicitária da Havan exibida no intervalo do Fantástico

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 18/5/2021 - 7h15

Uma das principais anunciantes de emissoras como SBT e RedeTV!, a Havan instaurou um boicote contra a Globo em novembro de 2019. Nos últimos 17 meses, a empresa de Luciano Hang só comprou espaços publicitários em afiliadas da líder de audiência. No domingo (16), porém, a rede varejista acabou com a suspensão e veiculou um comercial de 60 segundos no Fantástico, um dos intervalos mais valorizados da TV brasileira.

No preço de tabela da Globo, uma propaganda de um minuto durante o break do programa jornalístico custa R$ 1,299 milhão para ser colocada em rede nacional --o valor final varia de acordo com negociações entre as empresas. Se a mensagem for exposta apenas na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, o preço é de R$ 248 mil.

A Havan começou a veicular campanhas publicitárias na Globo para todo o Brasil em setembro de 2018, justamente no intervalo do Fantástico. Na ocasião, a empresa de Santa Catarina contratou nomes como Eliana, Celso Portiolli e Ratinho, além de outros artistas que já mantinham parceria com a marca, para serem as estrelas da ação. A varejista também já havia feito merchandising no Encontro com Fátima Bernardes e no É de Casa.

Em 7 de novembro de 2019, Luciano Hang, um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, anunciou a suspensão de contratos publicitários com a Globo por não compactuar com o que ele classifica como "jornalismo ideológico" praticado pela emissora.

No texto, o empresário citou especificamente os jornalísticos Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além da novela Malhação e o Caldeirão do Huck. Veja um trecho da nota abaixo.

Não compactuamos com jornalismo ideológico e algumas programações da Rede Globo nacional e estamos sendo cobrados pela sociedade e nossos clientes. Enquanto esses programas prestarem um desserviço à nação e estiverem contra os valores da família brasileira, não iremos anunciar. Por ora, manteremos nossas propagandas nas afiliadas e jornais locais, que ainda informam a sociedade de forma mais isenta e conservadora.

O Notícias da TV questionou a Havan se os anúncios no Fantástico do último domingo foram pontuais ou se a empresa voltará a comprar espaços na Globo nacional de forma regular. Em nota, a rede varejista informou que não iria se manifestar sobre o caso.

Em 2019, a emissora havia soltado um comunicado sobre o boicote: "A Globo acredita que entrega para as marcas anunciantes as melhores oportunidades de conexão com seus públicos e tem por princípio não comentar nenhuma decisão e/ou estratégia de mídia de seus parceiros".

Luciano Hang no Fantástico

No vídeo exibido no break da revista eletrônica, Luciano Hang apareceu em um dos setores de uma de suas lojas e disse que estava recebendo mensagens estranhas. Na sequência, um ser alienígena virtual surgiu para dizer que "em toda a galáxia" não há nada igual às lojas da Havan. O empresário compartilhou o vídeo da campanha "Uma loja de outro mundo" em seu Instagram pessoal.

Nos comentários, alguns seguidores o questionaram sobre o alto investimento feito em publicidade na Globo. "Pô, Luciano Hang, propaganda na #GloboLixo, intervalo do Fantástico. Tava zapeando os canais e casualmente vi", lamentou Antônio Duarte. "Falou que não faria mais propaganda na Globo. Tem comercial da sua loja na Globo. O que houve?", questionou Gian Paris, que ficou sem resposta.

Ao lado do Jornal Nacional e da novela das nove, o Fantástico é considerado uma grife pelo mercado publicitário. As agências orientam empresas anunciantes a lançarem grandes campanhas nos intervalos dessas atrações, para terem um alcance maior pelo país.

De acordo com dados da ferramenta Google Trends, que aponta as pesquisas feitas por usuários na web, o nome da Havan registrou mais do que o dobro de buscas nos dois momentos em que as propagandas foram veiculadas no Fantástico. Veja a imagem abaixo:

REPRODUÇÃO/GOOGLE

O comercial de 60 segundos foi ar antes das 21h

Confira abaixo a nota de Hang em 7 de novembro de 2019, e o comercial que foi ao ar na Globo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.