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Após 4 anos, Warner estuda voltar a ter canal esportivo contra ESPN e SporTV

REPRODUÇÃO/TWITTER

André Henning com o microfone do Esporte Interativo

André Henning é o principal nome da TNT Sports no Brasil: canal 100% esportivo pode voltar

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2022 - 8h40

Após quatro anos sem ter um canal 100% esportivo no Brasil, a Warner Bros. Discovery estuda retomar os investimentos na área na América do Sul. A empresa, que é uma fusão recentemente aprovada entre Warner Media e Discovery, estuda encerrar um de seus canais lineares já existentes para colocar um totalmente dedicado a programas e transmissão de eventos de futebol. 

A ideia é que isso aconteça em países que já não tem canais do tipo. Na Argentina e no Chile, a TNT Sports já está nas operadoras pagas com força. No Brasil, é apenas um projeto esportivo sucessor do extinto Esporte Interativo (2007-2021), que teve seu canal de TV paga extinto em 2018 por não dar o resultado esperado.

Segundo apurou o Notícias da TV, a ideia veio do comando americano, que entende ser necessário para a nova estratégia da companhia obter um canal linear em todos os grandes mercados --e isso se inclui no Brasil. Quem está na rota para sair do ar são três canais que são pouco vistos.

O primeiro deles é o TruTV, dedicado a conteúdo real cotidiano e que está nas principais operadoras do Brasil desde 2009. A segunda opção é o Space, que já exibe jogos do projeto da TNT Sports e tem o foco forte em um público masculino --para os quais os canais esportivos são dedicados majoritariamente.

A nova direção da Warner analisa o caso, e se o plano de custos for viável, a novidade só virá para 2023 em alguns países da América do Norte e do Sul. No Brasil, existem direitos relevantes nas mãos da companhia, como o Campeonato Paulista até 2025 e a Uefa Champions League, o maior torneio de clubes do mundo, até maio de 2024.

A Warner não tem canal esportivo no Brasil desde 2018, quando encerrou o Esporte Interativo e o transformou em um projeto esportivo multimídia, com forte presença nas plataformas digitais. Naquele momento, a direção da empresa dizia que não havia espaço para um canal esportivo por causa da concentração de SporTV e ESPN.

Hoje, os direitos esportivos da empresa são exibidos pela TV paga na TNT e eventualmente no Space; e na HBO Max, a plataforma de streaming da companhia. O formato que misturou filmes, eventos ao vivo e esporte, acabou por dar certo nos números de audiência.

PSG x Bayern, pela final da Champions League de 2020, virou o maior ibope da história dos canais fechados no Brasil desde seu início, em 1990, com índices acima dos 20 pontos --algo considerado inalcançável por profissionais de ESPN e SporTV, por exemplo. 


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