Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Antes de José Condessa, astros como Tarcísio Meira largaram novelas da Globo

Fotos: Divulgação/TV Globo

O português José Condessa na festa de apresentação da novela Salve-se Quem Puder

O português José Condessa na festa de apresentação da novela Salve-se Quem Puder; de saída

THELL DE CASTRO

Publicado em 21/3/2021 - 6h45

A partir de segunda (22), quando Salve-se Quem Puder voltar ao ar após quase um ano de interrupção, o público verá José Condessa em cena. No entanto, a participação dele na história tem data para acabar, já que o ator português acabou abandonando a produção. Mas esse não foi o primeiro caso do tipo que a Globo enfrentou.

Em seus primeiros anos, a emissora passou sufoco quando um de seus astros, Tarcísio Meira, simplesmente pediu para deixar o elenco de A Gata de Vison (1968), da qual era protagonista.

O ator ficou descontente com a autora Glória Magadan (1920-2001), que se apaixonou por Geraldo Del Rey (1930-1993), que fazia o vilão da trama, e acabou mudando a personalidade dos dois personagens no decorrer dos capítulos.

Irritado, Tarcísio pediu para ser morto na trama, mas foi substituído pelo ator Milton Rodrigues, enquanto Del Rey acabou virando o novo mocinho da produção.

Tarcísio Meira com Yona Magalhães em cena de A Gata de Vison: ator se irritou com troca de perfis

No ano seguinte, foi a vez de o próprio Del Rey fazer o mesmo. Ele vivia Luciano, um importante personagem de Véu de Noiva, novela de Janete Clair (1925-1983) que revolucionou a linguagem da teledramaturgia da Globo.

Mas o ator acabou aceitando um convite de Magadan, demitida pelo canal, e seguiu com ela para a Tupi, onde fizeram a obscura E Nós, Aonde Vamos?, última novela da autora em solo brasileiro. Para driblar a saída de Del Rey, Luciano foi assassinado --e o "quem matou?" acabou contribuindo para o sucesso da produção.

Novela das dez apresentada pela Globo em 1972, O Bofe foi um fracasso, culminando no afastamento do autor Bráulio Pedroso (1931-1990) durante a exibição da novela --o bastão foi passado para o jovem Lauro César Muniz. José Wilker (1944-2014), que vivia Bandeira na trama, não gostou do ocorrido e pediu para deixar o elenco. Seu personagem acabou morrendo de tanto rir --é isso mesmo que você leu.

Em O Bem-Amado, primeira novela colorida da televisão brasileira, produzida em 1973 pela Globo e recentemente disponibilizada pelo Globoplay, Dilma Lóes (1950-2020) viveu Anita Medrado em seu único trabalho na emissora.

Seu desaparecimento da trama foi inusitado: certo dia, ela apareceu na gravação, ensaiou, mas sumiu em seguida. Seu contrato havia acabado, e a atriz simplesmente não quis renovar.

Mãe da atriz Vanessa Lóes, Dilma declarou posteriormente que vivia um momento pessoal conturbado e queria se afastar da telinha. Sua personagem foi morta, com uma dublê levando um tiro pelas costas.

Abandonos recentes

Mais tarde, em 1990, foi a vez de Luma de Oliveira deixar Meu Bem, Meu Mal, novela de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) na qual vivia a garota de programa Ana Maria. Ela saiu da novela junto com sua irmã, Isis de Oliveira, que acabou demitida pela Globo durante a produção.

Recentemente, Luma contou em entrevista que pediu para deixar a novela ao descobrir que estava grávida do empresário Eike Batista. Sua personagem foi assassinada e ela sequer gravou essa cena --a emissora usou uma dublê, assim como no caso de Dilma Lóes.

Antes de Condessa, o caso mais recente havia sido o de Humberto Martins em Verão 90, exibida em 2019. O ator ficou insatisfeito com seu personagem, Herculano Mendes, e pediu afastamento na metade da produção. Oficialmente, a saída se deu por problemas de saúde.

Alguns anos antes, em Kubanacan (2003), Martins, que vivia o general Carlos Camacho, um dos principais personagens da atração, também havia saído da produção no meio, mas acabou voltando no final da história.

Finalmente, no ano passado, o português José Condessa, que vivia Juan na novela de Daniel Ortiz, acabou voltando para sua terrinha quando a produção brasileira foi interrompida por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O ator, que tinha contrato com a Globo até 31 de julho de 2020, acabou aceitando convite para protagonizar a novela Bem Me Quer, da TVI, em Portugal, que estreou em 26 de outubro.

Nos capítulos inéditos da novela, que serão exibidos a partir de maio, as funções de Juan, que desaparecerá da história, serão assumidas por Alejandro, papel interpretado por Rodrigo Simas.


Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
De vendedor de pastéis a diretor de cinema: Por onde anda o elenco de Malhação 2008?Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mama

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas