Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM ALTA

Aline Midlej é testada para assumir jornal no horário nobre na GloboNews

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

A jornalista Aline Midlej com uma das mãos na cabeça e vestindo uma blusa decotada vermelha

Aline Midlej no Jornal GloboNews - Edição das 10h de quinta-feira (30); jornalista será testada

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

Publicado em 31/7/2020 - 7h15

Em alta na GloboNews, Aline Midlej assumirá o comando do Em Pauta a partir de segunda-feira (3). Ela ganhou moral com a chefia após a edição de 3 de junho do mesmo programa, considerada histórica pelo canal. Na ocasião, apenas jornalistas negros apareceram no vídeo, e a apresentadora fez um relato sobre as vezes em que foi vítima de racismo --acabou viralizando. Nos bastidores da Globo, a movimentação está sendo vista como um teste para um voo mais alto da apresentadora.

Aline, que atualmente comanda o Jornal da GloboNews - Edição das 10h, entrará no lugar de Marcelo Cosme, que ficará afastado ao menos por duas semanas para se submeter a uma microcirugia. Nesse período à frente do Em Pauta, a âncora será avaliada com uma lupa por seus chefes. O objetivo é lapidar mais a jornalista para que ela se torne a nova titular do telejornal, veiculado a partir das 20h, no horário nobre.

O Em Pauta é a "menina dos olhos" da GloboNews. Além de contar com o principal time de comentaristas e colaboradores, é também o produto de maior audiência do canal de notícias da Globo. E somente os profissionais mais bem avaliados são escalados para seu comando.

A jornalista ganhou ainda mais atenção de sua chefia quando disse, ao vivo, sobre os episódios de racismo que enfrentou em sua vida profissional. Na ocasião, lembrou que um ex-chefe a pediu para mudar seu penteado antes de estrear como repórter, alegando que seus cabelos armados não seriam bem assimilados pelo público.

"Eu tinha 22 anos. Meu chefe dessa emissora me disse: 'Aline, eu só acho que a gente precisa mudar algumas coisinhas'. Eu falei: 'Em que sentido?'. Ele falou: 'Algumas coisinhas. Você é bonita, você tem presença, sua voz é boa, mas sabe o cabelo? Acho que não vai ser bem assimilado, acho melhor'", comentou ela, mostrando certa indignação com o fato.

"Aí eu falei: 'Então não é aqui que eu vou começar'. E depois eu acabei começando num outro lugar. E a vida dá voltas, né? Depois de poucos anos eu fui chamada pra voltar pra essa emissora e não voltei", concluiu ela.

Embora não tenha citado nominalmente a Record, foi na emissora que Aline fez sua transição de produtora para repórter. Em 2010, ela recebeu convite da Band para reforçar a equipe de reportagem, mas logo foi promovida a apresentadora.

De mudança

A possível efetivação de Aline no Em Pauta não implicará a demissão de Marcelo Cosme. Pelo contrário, ele pode ser transferido definitivamente para a Globo. Ele, que é um dos plantonistas do Jornal Hoje e também já ancorou o Hora Um, é cotado para assumir a bancada de um dos telejornais da emissora.

Seu destino pode ser o Bom Dia Brasil, ao lado de Ana Paula Araújo. Chico Pinheiro, titular do noticiário, está fora do ar desde o início da pandemia. Seu contrato, que vence neste ano, não deve ser renovado pela Globo. O veterano caiu em desgraça na emissora e vem perdendo espaço. Fontes ouvidas pelo Notícias da TV afirmam que sua saída é inevitável.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.